Cinema

Jennifer Lawrence e mais 10 jovens atrizes que devem brilhar em 2013

De AnnaSophie Robb a Teresa Palmer, conheça as intérpretes que podem roubar a cena nos próximos meses

Por: Tiago Faria - Atualizado em

Jennifer Lawrence
Jennifer Lawrence: em 'O Lado Bom da Vida', uma das melhores atuações da carreira (Foto: Divulgação)

A comédia dramática O Lado Bom da Vida, que estreia nesta sexta (1º), foi indicada a oito estatuetas do Oscar. Disputa prêmios importantes como os de melhor filme e diretor. Mas uma parte numerosa do público que acompanhará a cerimônia da Academia de Hollywood, em 24 de fevereiro, terá outro motivo para torcer pelo longa-metragem assinado por David O. Russell: a atuação de Jennifer Lawrence.

+ Oscar 2013: Veja as chances dos principais indicados

Em um dos melhores momentos da carreira, a americana de 22 anos é uma das jovens atrizes mais populares do momento. Ela se sai bem tanto entre o público teen – que cria fã-clubes para a protagonista da cinessérie Jogos Vorazes – quanto entre os especialistas. Pela interpretação da espevitada Tiffany Maxwell em O Lado Bom da Vida, ganhou nove prêmios da crítica norte-americana.

+ 'João e Maria' e outras adpatações dark de contos de fadas

Para a revista Rolling Stone americana, ela é “a jovem atriz mais talentosa dos Estados Unidos”. Não à toa, são muitas as candidatas ao posto de “nova Jennifer Lawrence”. Na lista a seguir, veja 10 intérpretes que devem sobressair em 2013:

AnnaSophia Robb
AnnaSophia Robb: destaque em versão teen de 'Sex and the City' (Foto: Divulgação)

AnnaSophia Robb

A americana nascida em Denver, Colorado, não é uma novata em Hollywood – já apareceu, sem muita repercussão, em fitas medianas como Jumper (2008) e Escola de Espiões (2008). Mas é aos 19 anos, interpretando, na série de TV The Carrie Diaries, uma versão jovem da personagem de Sarah Jessica Parker em Sex and the City, que AnnaSophia começa a mostrar o talento. No cinema, ela vai dublar a animação Khumba e atuar como protagonista no drama esportivo Life at these Speeds, previsto para este ano.

Chloë Grace Moretz
Chloë Grace Moretz: de Hit-Girl ao novo filme de Robert Rodriguez (Foto: Divulgação)

Chloë Grace Moretz

Depois de pequenas participações em Terror em Amityville (2005) e 500 Dias sem Ela (2009), a adolescente de Atlanta se fez notar como a endiabrada Hit-Girl em Kick-Ass – Quebrando Tudo (2010). O sucesso do papel – uma heroína politicamente incorreta e engraçadíssima – rendeu bons contatos e convites para duas produções de prestígio, A Invenção de Hugo Cabret (2011) e Sombras da Noite (2012). Ela voltará a interpretar Hit-Girl na continuação de Kick-Ass e, também em 2013, viverá a atormentada personagem principal do remake de Carrie, a Estranha.

Gemma Arteton
Gemma Arteton: a estrela de 'João e Maria - Caçadores de Bruxas' (Foto: Divulgação)

Gemma Arterton

A inglesa de 27 anos despontou em 2008 após uma elogiada interpretação na série de TV Tess of D’Urbervilles, do canal BBC. Em seguida, apareceu em sucessos como 007 - Quantum of Solace (2008) e Príncipe da Pérsia (2010). Em cartaz na fita de aventura João e Maria – Caçadores de Bruxas, ela tem mais sete longas em produção. O próximo, previsto ainda para este ano, é o thriller Runner, Runner, com Ben Affleck e Justin Timberlake.

Isabelle Fuhrman
Isabelle Fuhrman: de 'A Órfã' à novo filme de Shyamalan (Foto: Divulgação)

Isabelle Fuhrman

A carreira da adolescente, nascida em Washington, começou aos 7 anos de idade, quando apresentou um programa infantil no canal de TV Cartoon Network. Pouco depois, estreou no cinema e em séries de TV. Interpretou a estranha protagonista do terror A Órfã e uma coadjuvante no primeiro episódio da trilogia Jogos Vorazes (2012). Voltará às telas em 2013, aos 15 anos, em Depois da Terra. No novo filme de M. Night Shyamalan, ela atua ao lado de Will Smith. A ficção científica estreia em 7 de junho no Brasil.

Jadin Gould
Jadin Gould: coadjuvante em uma das superproduções do ano, 'Homem de Aço' (Foto: Divulgação)

Jadin Gould

Estrelinha teen ainda pouco conhecida, a americana de 14 anos fez participações em séries policiais como C.S.I. e Dexter, além da fita de guerra e ficção-científica Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles (2011). Em 2013, ela parte para um projeto bem mais grandioso: a nova adaptação da saga de Super-Homem, O Homem de Aço. Interpreta Lana Lang, uma amiga de Clark Kent. Papel pequeno, mas que deve trazer mais visibilidade à atriz.

Juno Temple
Juno Temple: bom equilíbrio entre superproduções e fitas alternativas (Foto: Divulgação)

Juno Temple

Com apenas 22 anos, a londrina já tem um currículo respeitável em grandes produções. Participou de Desejo e Reparação (2007), de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), além dos alternativos Kaboom (2010) e Killer Joe (2011). Este ano, ela volta às telas na continuação de Sin City, A Dame to Kill For. Tem seis filmes em produção.

Quvenzhané Wallis
Quvenzhané Wallis: uma das maiores surpresas do Oscar 2013 (Foto: Divulgação)

Quvenzhané Wallis

A atriz mais jovem indicada ao Oscar, a menina de 9 anos vem sendo reconhecida por um trabalho impressionante na fita independente Indomável Sonhadora, na qual interpreta uma criança corajosa, que luta pela sobrevivência num ambiente hostil e miserável, em Louisiana. Ela concorre à estatueta com Jennifer Lawrence e Jessica Chastain (de A Hora mais Escura), entre outras. O longa estreia em 22 de fevereiro.

Samantha Barks
Samantha Barks: descoberta em um reality show, faz sucesso em 'Os Miseráveis' (Foto: Divulgação)

Samantha Barks

A britânica de 22 anos ficou conhecida depois de ter chegado em terceiro lugar no reality show musical I’d Do Anything, em 2008. Desde então, a carreira da cantora e atriz decolou. Participou de musicais como Cabaret, Aladdin e Les Misérables. Esse último papel rendeu uma participação convincente na adaptação cinematográfica de Os Miseráveis. Ela interpreta Éponine, apaixonada por um dos principais personagens da fita, interpretado por Eddie Redmayne.

Saoirse Ronan
Saoirse Ronan: indicada ao Oscar por 'Desejo e Reparação' (Foto: Divulgação)

Saoirse Ronan

Indicada ao Oscar por Desejo e Reparação, em 2008, a nova-iorquina de 18 anos será a protagonista em uma das produções mais esperadas do ano: a adaptação de A Hospedeira, livro escrito pela autora da saga Crepúsculo, Stephenie Meyer. Ronan também prepara outros cinco projetos – entre eles, o thriller de vampiros Byzantium, com Gemma Arterton.

Teresa Palmer
Teresa Palmer: estrela em 'Meu Namorado é um Zumbi' (Foto: Divulgação)

Teresa Palmer

A modelo e atriz australiana interpretou uma alienígena na ficção científica Eu sou o Número Quatro, de 2011, e participou da fita de horror O Grito 2. Em 2013, aos 26 anos, deve chamar a atenção numa das fitas teen mais comentadas da temporada: a comédia de horror Meu Namorado é um Zumbi. No longa, ela vive Julie, a adolescente que tem um caso com um morto-vivo.

Fonte: VEJA SÃO PAULO