Especial noivas: as tendências da vez para casamentos

Em maio, reunimos o que está na moda, indicamos os melhores profissionais e listamos preços de serviços disputados nesse setor

O segmento de casamentos movimentou perto de 1,4 bilhão de reais em 2016 só na cidade de São Paulo. No ano passado, foram quase 74 000 cerimônias de troca de alianças. Os números fazem crescer os olhos de prestadores de serviço e fornecedores.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, a pedido da Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta), mais de 8 000 empresas atendem os noivos na capital. São cabeleireiros, maquiadores, estilistas, chefs, decoradores… E há uma lista grande de profissionais experientes por aqui.

No mês das noivas, confira ao longo desta reportagem o que há de novo para a cerimônia, as empresas mais bacanas e uma pesquisa dos preços de serviços disputados para ajudar a montar uma festa impecável.

O QUE HÁ DE NOVO

(Divulgação/Veja SP)

Alianças estilizadas
Os anéis têm ganhado pegada mais descolada. A designer de joias Mariah Rovery, por exemplo, fugiu do clássico em sua nova coleção Elo. Apostou em detalhes diferentes e pedras coloridas, como esmeraldas e rubis, para peças de noivado e casamento. Os preços dos onze modelos disponíveis variam de 4 866 reais a 15 834 reais. www.mariahrovery.com.br.

Gim
A bebida anda ofuscando a vodca e o champanhe nos bares das festas. “Cerca de 90% dos cardápios que fechamos neste ano trazem gim”, diz Leo Rizzo, da Cia do Rizzo — empresa que no ano passado atendeu a mais de 1 500 casamentos. No pacote que inclui o destilado, o custo médio é de 34 reais por convidado. www.ciadorizzo.com.br.

(Divulgação/Veja SP)

Convite em aquarela
Uma boa pedida para os convites é a pintura em aquarela (a partir de 20 reais a unidade), que costuma trazer uma ilustração do local da cerimônia. Os tecnológicos QR codes também fazem sucesso. Ao acessá-los pelo celular, mostram um vídeo dos noivos ou confirmam a presença do convidado no casório. www.paperhouse.com.br.

Fotos inusitadas
A fim de driblar os clichês dos álbuns, os ensaios antes do casamento estão cada vez mais despojados. “Pensamos em cliques que remetam a experiências e lugares da história do casal”, diz a fotógrafa Marina Cavalheiro, que, junto com o marido, Bruno Liba, comanda a Flor Azul Fotografia. Vale posar na ruas, no metrô… Essa modalidade custa 1 200 reais. www.aflorazul.com.br.

Cerimônia no estádio
No último dia 20, o empresário Eduardo Tomaz e a auxiliar administrativa Franciele Canton usaram um dos ambientes da Arena Corinthians como palco para seu enlace. O evento foi o primeiro do projeto Prometo Ser Fiel, que pretende trazer mais festas do tipo ao endereço esportivo. É possível fazer ali desde uma pequena cerimônia até um evento para 800 pessoas. www.prometoserfiel.com.br.

(Divulgação/Veja SP)

Minibolo como lembrancinha
Lançados em abril por Giuliana Cupini, os minicakes, miniaturas do doce principal, aparecem como lembracinhas alternativas aos bem-casados. Custam a partir de 30 reais cada um. O confeiteiro Nelson Pantano, da The King Cake, que faz mais de quarenta bolos de casamento por mês, também dá uma dica para inovar: “No lugar de uma cobertura simples branca, escolha o efeito marmorizado”. www.giulianacupini.com.br; www.thekingcake.com.br.

Ambiente perfumado
A marca londrina Jo Malone oferece consultoria gratuita para ajudar os casais a escolher um aroma especial para perfumar o local do casamento. Cada essência tem um significado. A mais procurada, Peony & Blush Suede, simboliza boa sorte. Mas tem quem prefira a Orange Blossom (280 reais a vela de 200 gramas, 420 reais o difusor de 165 mililitros). Trata-se da fragrância escolhida pela duquesa de Cambridge, Kate Middleton, para seu suntuoso casamento, em 2011. www.jomalone.com.br.

Rosas e confetes pelos ares
Tradição milenar de origem chinesa, o ato de jogar arroz nos noivos na saída da igreja é um símbolo de prosperidade. O ritual, entretanto, ganhou novas matérias- primas. Rosas, confetes, glitter e bolhas de sabão são opções para celebrar o enlace de maneira inusitada.

(Divulgação/Divulgação)

Capa para noivas
Acha o véu muito tradicional? A capa de renda traz novos ares ao visual. Aparece em três versões, a partir dos ombros: até a altura do cotovelo, dos quadris ou da barra do vestido. Flávia Bressiani, sócia da multimarcas de luxo Casamarela, vende modelos a partir de 3 000 reais. “De dois anos para cá, meu acervo do item quadruplicou”. www.casamarelanoivas.com.br.

(Alexandre Schneider/Veja SP)

Terno azul-marinho
Para o estilista Ricardo Almeida, a cor vem ganhando espaço nos ternos de noivos. “Houve uma migração do cinza para o grafite, depois para o preto e agora o tom da vez é o azul-marinho”, afirma. O blazer e a calça da foto ao lado custam, respectivamente, 2 733 e 1 365 reais. Se o casamento for na praia, invista em uma cor mais clara. Rua Bela Cintra, 2093, Jardim América, ☎ 3887-4114.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s