Propaganda em rádio diz que trem lotado é bom para “xavecar mulherada”

Metrô nega ter aprovado o texto da campanha publicitária, criticada nas redes sociais por ser machista e preconceituosa. Transamérica pediu desculpas pelo conteúdo

Em meio às denúncias e prisões por abuso sexual em vagões de trens que ocorreram nos últimos dias _foram 23 casos registrados neste ano_, uma propaganda do Metrô causou polêmica por seu conteúdo considerado machista e preconceituoso. Em anúncio veiculado na Rádio Transamérica FM, um homem fala sobre os investimentos realizados pelo governo do Estado no transporte sobre trilhos. Com inúmeros erros de concordância, como “sete milhão  de passageiros”, Gavião _um humorista do programa Papo de Craque, transmitido pela Transamérica_ arremata o raciocínio com a frase: “Nos horário de pico, é normal trem e metrô  ficar  lotado. É assim  nas  grande metrópole espalhada pelo mundo. Para falar a verdade, eu até gosto do trem lotado, é bom para xavecar a mulherada, né, mano? Foi assim que eu conheci a Giscreusa”.

+ Escute a propaganda do Metrô

O Metrô admite ter contratado uma agência de publicidade, que elaborou um “plano de mídia” que incluía a inserção publicitária na Transamérica. A ideia, segundo nota divulgada à imprensa, era “mostrar a modernidade do Metrô de São Paulo e explicar que a lotação nos horários de pico acontece em todas as grandes cidades do mundo. Além disso, deveriam ser anunciadas as obras de expansão em andamento”.

No mesmo comunicado, a empresa informa que não tinha conhecimento do conteúdo final da peça publicitária. “Como jamais foi aprovado ou autorizado, esse serviço não foi e nem será pago”. A companhia afirmou ainda que a agência negou ter aprovado o texto veiculado na rádio.

A Transamérica, por sua vez, pediu desculpas pelo anúncio. “O personagem Gavião é caricato e humorístico, restando claro que tem o exclusivo intuito de entreter e divertir a audiência ao passar informações úteis sobre os serviços de transporte público”. Lamentou ainda que a fala tenha sido veiculada ao mesmo tempo em que a polícia investiga casos de assédio nos trens. “Esse é um fato absolutamente condenável com o qual a emissora jamais seria complacente.” O comercial foi tirado do ar. 

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