Continua após publicidade

Nostalgia: discos de vinil e jukebox

Entraram na onda da música vintage também as fitas cassete

Por Carolina Giovanelli e Tomás Chiaverini [Colaborou Pedro Henrique Araújo]
Atualizado em 5 dez 2016, 18h08 - Publicado em 22 abr 2011, 00h45

Engenharia do Vinil

O nome é uma contradição, porque o grande achado quando se adentra nesta loja de galeria são as fitas cassete, vendidas por 5 a 25 reais. Entre o acervo reunido pelo proprietário e colecionador Paulo Sokol (foto), as mais procuradas são de grupos brasileiros dos anos 80. Mas há também por ali pérolas como uma gravação rara de um álbum da banda americana de heavy metal Obituary. Rua Barão de Itapetininga, 37, loja 46, centro, Tel. 9100-9333.

+ Todos produtos e serviços retrô

+ Emicida dá dicas de baladas que tocam vinil na cidade

Divertimentos Pega Bem

Continua após a publicidade

Trata-se da melhor casa na cidade para os fãs de jukebox, com modelos cujos preços variam de 1.500 a 20.000 reais. O proprietário, Roberto Dryzun, há mais de três décadas no ramo, herdou o negócio do pai. Manteve máquinas alimentadas exclusivamente por discos de vinil até 1989. Depois disso, começou a fabricar versões compatíveis com CDs e, mais recentemente, com MP3. O objeto de desejo dos frequentadores do lugar é o modelo Nostalgia, com acabamento inspirado nos equipamentos dos anos 50. Avenida Casa Verde, 757, Casa Verde, Tel. 3966-0288.

Headstock Music

Nos quarteirões da Teodoro Sampaio que fazem a festa dos músicos, a loja se destaca pela coleção de guitarras e amplificadores antigos. Gente como Edgard Scandurra, um dos criadores do Ira!, sempre aparece por lá. Aos cuidados do luthier Romeu Filho, a coleção tem raridades como uma guitarra Snake, dos anos 60, que custa 2.500 reais, e um baixo Rickenbacker, modelo 4001, de 1978, cotado a 9.000 reais. Na loja há também amplificadores da época da Jovem Guarda, como o Giannini Tremendão, de 2.500 reais. Rua Teodoro Sampaio, 763, loja 16, Pinheiros, Tel. 2306-1798.

J&J Áudio e Vídeo

Continua após a publicidade

No bairro da Santa Efigênia, famoso pelos instrumentos musicais e materiais eletrônicos, você encontra algumas lojas que têm toca-discos usados, em bom estado e por um preço decente. Uma das melhores é a J&J Áudio e Vídeo, que possui modelos entre 300 e 1.200 reais. O técnico Silvio de Araújo cuida dos restauros e garante a qualidade do som. “De uns anos para cá, a procura aumentou muito”, diz ele. Rua dos Gusmões, 282, Santa Efigênia, Tel. 3224-9764.

Sebo Jovem Guarda — Presentes do Passado

O proprietário Manoel Jorge Dias tem em seu acervo de LPs e compactos quase 2 milhões de exemplares, entre eles o primeiro disco de Roberto Carlos, “Louco por Você”, de 1961, que é considerado uma raridade e não sai de lá por menos de 3.000 reais. Rua da Mooca, 2631, Mooca, Tel. 2606-0127.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.