Consumo

Por que ovos de Páscoa custam tão caro?

Comparação de preço com tabletes de chocolate parece surreal, mas fabricantes dão sua versão

Por: Tatiana Izquierdo - Atualizado em

Ovo de Páscoa
Ovos de Páscoa: mais caros, mas vendem como água (Foto: ThinkStock)

Pagar mais de cinquenta reais para comer meio quilo de chocolate ao leite - não de fabricantes premium, mas de marcas comuns nas prateleiras do supermercado? Sim, parece um disparate: a comparação dos preços entre tabletes e os ovos de Páscoa soa revoltante. O tema sempre volta à tona nas redes sociais quando se aproxima o mês da celebração cristã, por internautas que falam de "absurdo" a "roubo". Os fabricantes, porém, argumentam que a precificação não é injusta como pode parecer.

+ Shoppings oferecem atividades especiais de Páscoa para a garotada

A Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) explica que a fabricação de ovos de chocolate passa "por processo complexo e trabalhoso, que acarreta maiores custos de produção". Além disso, durante o período de produção, que pode durar até seis meses, são contratados funcionários extras para reforçar as equipes. "Produtos assim frágeis também pedem cuidados adicionais de transporte e armazenamento", explica a associação.

Para as empresas do setor, os ovos de chocolate são considerados como presentes, por isso contam com embalagens diferenciadas e, em alguns casos, brinquedos em seu interior, no lugar de bombons. Para as marcas Nestlé e Garoto, a diferença no preço se justifica também pelo "desenvolvimento de embalagens especiais e processo manual de embalagem – que melhor se adequa à delicadeza dos produtos – armazenamento e transporte diferentes da barra de chocolate tradicional, entre outros fatores", explica a assessoria de imprensa das marcas.

+ Ovos de Páscoa de Oreo até temático de 'Star Wars' estão entre as novidades

Pesquisamos, em 25 de fevereiro, os preços dos ovos de Páscoa e de bombons e tabletes equivalentes em diversos e-commerces de lojas como Americanas, Pão de Açúcar e Sonda Delivery. Confira a comparação de valores:

ovo de páscoa alpino
Ovo de Páscoa Alpino com 350 gramas x três barras de 150 gramas (cada) do mesmo chocolate (Foto: Montagem/Simone Yamamoto)
ovo de páscoa laka
Ovo de Páscoa Laka com 300 gramas x kit com três barras de 150 gramas (cada) do mesmo chocolate (Foto: Montagem/Simone Yamamoto)
Ovo de páscoa Crunch
Ovo de Páscoa Crunch com 240 gramas x duas barras de 140 gramas (cada) do mesmo chocolate (Foto: Montagem/Simone Yamamoto)
ovo de páscoa baton
Ovo de Páscoa Baton com 166 gramas x três pacotes de 76 gramas (cada) do mesmo chocolate (Foto: Montagem/Simone Yamamoto)
ovo de páscoa sonho de valsa
Ovo de Páscoa Sonho de Valsa com 330 gramas x dois pacotes de 250 gramas (cada) do mesmo chocolate (Foto: Montagem/Simone Yamamoto)

Fonte: VEJA SÃO PAULO