Continua após publicidade

A pegadinha do elogio de Obama a Dilma

Na Cúpula das Américas, americano teria dito que "precisou uma mulher chegar ao poder para limpar a corrupção". Casa Branca, porém, não tem registro do discurso 

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 12h36 - Publicado em 13 abr 2015, 16h49

Um texto publicado no Portal Metrópole e que circula nas redes sociais atribui ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a frase “precisou-se que uma mulher chegasse ao poder para se começar a limpar a corrupção”. O mandatário norte-americano teria feito o elogio à presidente Dilma Rousseff durante a Cúpula das Américas, evento que ocorreu na semana passada no Panamá e reuniu diversos chefes de Estado americanos, como Raúl Castro (Cuba) e Nicolás Maduro (Venezuela). 

A frase, no entanto, não consta nas transcrições dos discursos e das coletivas de imprensa concedidas por Obama durante o evento. A Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, disponibiliza todo o material em seu site. Dilma e Obama tiveram encontro público, no qual ficou agendada uma visita da presidente do Brasil aos Estados Unidos no dia 30 de junho. 

+ Confira as últimas notícias da cidade

Durante a reunião, o norte-americano elogiou o Brasil e outras nações sul-americanas. “O Brasil não é apenas um dos países mais importantes desse hemisfério, mas um líder em diversos assuntos. Estou ansioso para encontrar a presidente e conversarmos sobre coisas como mudanças climáticas, energia, educação, ciência e tecnologia”, afirmou Obama. 

Continua após a publicidade

Após o encontro, Obama destacou que é “bom para os Estados Unidos que o Brasil esteja crescendo em ritmo acelerado”, assim como é interessante que o Panamá e o México estejam prosperando economicamente. 

O Brasil, no entanto, patina na economia. A taxa de inflação, medida pelo IPCA, foi de 8,13% nos 12 meses terminados em março. O Fundo Monetário Internacional revisou para baixo as projeções para o PIB brasileiro. Segundo o FMI, o país deve ter retração de 1% em 2015 e crescer apenas 0,9% em 2016.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.