Arte

Guinness declara mural de Kobra na Rio 2016 como maior do mundo

O grafite multicolorido tem 3 000 metros quadrados e retrata etnias dos cinco continentes; veja cinco obras do artista em São Paulo

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Eduardo Kobra_rio 2016
(Foto: Divulgação Rio 2016)

Com 15 metros de altura e 170 metros de comprimento, o mural do grafiteiro Eduardo Kobra, feito especialmente para a Rio 2016 foi reconhecido como o maior grafite do mundo feito por um só artista pelo Guiness World Records, o livro dos recordes. Intitulado Etnias, o mural colorido retrata cinco rostos indígenas de cinco continentes diferentes: os Huli, da Nova Guiné (Oceania), os Mursi, da Etiópia (África), os Kayin, da Tailândia (Ásia), os Supi, da Europa, e os Tapajós, das Américas.

Os 3 000 metros quadrados foram feitos com 180 baldes de tinta acrílica, 2.800 latas de spray e sete elevadores hidráulicos. O artista, que assina trabalhos em mais de vinte países, chegou a trabalhar oito horas por dia no desenho, mesmo com a ajuda de assistentes.

Para quem está aqui em São Paulo, listamos cinco obras assinadas pelo grafiteiro que você pode ver pela cidade:

1 - Avenida Paulista

Eduardo Kobra homenageia Oscar Niemeyer
Homenagem a Oscar Niemeyer tem 52 metros de altura (Foto: Fernanda Sousa)

O arquiteto Oscar Niemeyer é retratado num grafite de 52 metros de altura e 16 metros de largura, que possui várias referências às suas grandes obras, entre elas, a Pampulha, o Copan, o Museu Oscar Niemeyer e o Palácio do Planalto. O mural fica a parede lateral do edifício Ragi, na Praça Oswaldo Cruz, 124.

2 - Avenida 23 de Maio

Avenida 23 de Maio: grafite inspirado em São Paulo dos anos 20
Avenida 23 de Maio: grafite inspirado em São Paulo dos anos 20 (Foto: Fernando Moraes)

Com aproximadamente 220 metros de extensão, o painel na Avenida 23 de Mario mostra São Paulo nos anos 20. Ele gastou um mês para concluí-la.

3 - Rua Girassol, na Vila Madalena

high line grafite
Na fachada no High Line, Kobra assina painel que retrata os Beatles (Foto: Rodrigo Dionísio)

A High Line, casa noturna de música eletrônica que tem arquitetura e conceito baseados no parque nova-iorquino homônimo, tem um painel supercolorido de 6 metros de altura com referência ao álbum Abbey Road, dos Beatles. Kobra também assina uma obra no ponto turístico americano.

4 - Rua Henrique Schaumann, em Pinheiros

mural Eduardo Kobra Pinheiros Igreja do Calvário
Viaduto da Santa Ifigênia é retratado na fachada da Igreja do Calvário (Foto: Eduardo Kobra)

No da Igreja do Calvário, ao lado da Praça Benedito Calixto, o artista assina um paredão que retrata o viaduto Santa Ifigênia.

5 - Rua Oscar Freire, no Jardim América

Eduardo Kobra_Einstein
Cientista Einstein em uma bicicleta é retratado por Kobra na Rua Oscar Freire (Foto: Reprodução/Instagram)

Intitulada Genial é andar de bike, a obra de 15 metros de altura por 7 metros de largura apresenta o cientista Albert Einstein em uma bicicleta que carrega uma plaquinha com a mensagem “S2 = eu e vc²”. A imagem remete ao boato de que Einstein concebeu a teoria da relatividade enquanto andava de bicicleta.

Fonte: VEJA SÃO PAULO