Continua após publicidade

Documentário ‘Dzi Croquettes’ mostra irreverência da trupe dos anos 70

Filme premiado na Mostra Internacional de São Paulo estreia e relembra fatos do grupo que riu da censura

Por Alex Xavier
Atualizado em 5 dez 2016, 18h42 - Publicado em 16 jul 2010, 20h43

Nos anos 70, o performático grupo carioca Dzi Croquettes desafiou a censura do regime militar com purpurinas e irreverência. Ícones da liberdade de expressão e do movimento gay, seus integrantes fizeram sucesso também na Europa. Fonte de influência para muitos artistas, a inovadora trupe é desconhecida das novas gerações. Para corrigir isso, estreia em boa hora o comovente documentário premiado pelo público na última Mostra Internacional de São Paulo.

Tudo teve início em 1972, quando amigos cansados da mesmice da cena cultural brasileira decidiram formar um conjunto. O ator Wagner Ribeiro e o coreógrafo americano Lennie Dale dividiam a liderança, mas todos os treze integrantes (Paulette, Cláudio Tovar, Cláudio Gaia e outros) contribuíam na criação dos shows. Vestidos de mulher ou em escandalosos trajes sumários, eles não eram bem drag queens — não tinham a preocupação de esconder a perna peluda ou a cara barbada. Sob o lema ‘o amor constrói’, misturavam números de dança ensaiados à exaustão, canções dubladas ou não, muito humor e uma boa dose de crítica social e política feita com escracho e ironia.

Com base em um farto arquivo de fotos e raras imagens em super-8, o filme revive a trajetória dos Dzi Croquettes e revela histórias (divertidas e tristes) de bastidores. Também foram entrevistados alguns membros e pessoas que conviveram com o grupo. Entre elas, o cantor Ney Matogrosso, a atriz Marília Pêra, o jornalista Nelson Motta e a estrela Liza Minelli, verdadeira madrinha deles na carreira internacional. Tudo é muito autêntico, a começar pelo envolvimento da codiretora, a atriz Tatiana Issa. Filha do cenógrafo Américo Issa, que pertencia ao grupo, ela cresceu entre os artistas e presta aqui uma sincera homenagem a essa tresloucada e impressionante família.

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.