Passeios

Dez curiosidades sobre o Zoológico de São Paulo

Você sabia que o parque tem estação de tratamento de água e fábrica de rações?

Por: Meriane Morselli - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Fundado em 1958, o Zoológico recebe cerca de 1,5 milhão de visitantes por ano. Na época da abertura, abrigava pouco mais de 400 animais. Hoje, a população de bichos chega a 3 200, entre aves, répteis, mamíferos, anfíbios e invertebrados.

+ Vale a pena ir Zoológico de São Paulo?

Conheça mais curiosidades sobre o parque localizado na Zona Sul da cidade:

1)    O passeio está localizado no PEFI (Parque Estadual das Fontes do Ipiranga), criado em 1991. O complexo, que abriga fragmentos da Mata Atlântica, inclui o Zoo, o Zoo Safari, o Jardim Botânico e outros. Ficam ali as nascentes do riacho do Ipiranga.

2)    Para minimizarmos os efeitos prejudiciais de manter os bichos em cativeiro, a equipe faz desde 2002 um trabalho chamado de enriquecimento ambiental, para expressar seus comportamentos na natureza. Cada espécie  recebe elementos que possam estimulá-los. “A colocação de um novo tronco para um felino escalar alguma parte do recinto, pode também funcionar como enriquecimento sensorial no momento em que o animal experimenta uma textura diferente das demais de seu recinto”, afirma o biólogo Oriel Nogali, Coordenador do Programa de Enriquecimento Comportamental Animal.

Onça-pintada
(Foto: Meriane Morselli)

+ Exposição O Mundo dos Dinossauros está em cartaz no Zoológico

3)    A imagem de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia, localizada dentro do lago foi doada em 1975 ao parque pelos franciscanos.

zoologico
Imagem de São Francisco de Assis no lago do Zoológico (Foto: Meriane Morselli)

4)    O Zoológico conta com uma estação de tratamento de água desde 2007. Com isso, o parque minimiza o consumo da rede pública e tem água de reuso para utilizar na limpeza e nos vasos sanitários.

5)    Alguns recintos, como o dos flamingos, hipopótamos e dos jabutis-gigantes exibem em uma caixa de acrílico objetos que foram jogados nos bichos. Há latinhas de refrigerante, canudos de plástico, embalagens de comida...

IMG_2302
(Foto: Meriane Morselli)

6)    Em 5 de maio, nasceu um novo filhote de girafa no Zoológico, uma fêmea batizada de Ágatha. Como ainda é um bebê, ela só pode ficar solta em seu espaço quando o tempo está um pouco mais quente. Nas manhãs de inverno, portanto, ela fica com a família num espaço coberto.

7)    O Zoológico possui uma fábrica de rações para animais silvestres e, em Aracoiaba da Serra, fica uma fazenda responsável pelo fornecimento de capim, feno e silagem. São distribuídos diariamente 3 toneladas de alimentos.

8)    Além de ração, frutas e legumes, alguns bichos, como micos-leões, recebem ainda insetos criados no biotério do Zoológico.

+ Tudo sobre crianças

9)    Cada bicho, aliás, possui uma caixa identificada para a distribuição de sua alimentação.

IMG_2321
(Foto: Meriane Morselli)

10)  O parque tem tradição na reprodução do gavião-de-penacho. Por lá já nasceram mais de dez filhotes desta ave.

Fonte: VEJA SÃO PAULO