Carros

Esquenta competição entre oficinas de customização de veículos

Garage 59, que aparece no programa "Caldeirão do Huck", fatura 2,5 milhões de reais por ano e quer oferecer o serviço ao público

Por: Pedro Henrique Araújo

Garage 59 - Lata Velha - 2231
Garage 59: oficina prepara os bólidos que aparecem no programa "Caldeirão do Huck" (Foto: Fernando Moraes)

Em um galpão de 1.100 metros quadrados no bairro do Ipiranga, o publicitário e designer Mohamad Kahil comanda a Garage 59, empresa que há dois anos faz o “Lata Velha”, um dos quadros de maior ibope do “Caldeirão do Huck”, atração da Rede Globo. Uma vez por mês, a oficina recebe da produção do programa um veículo em estado precário, selecionado entre as cartas enviadas pelos telespectadores. Em seguida, um time de dezessete mecânicos entra em ação, transformando completamente o carro. O resultado é entregue ao proprietário no ar, com direito a uma reportagem sobre os bastidores da reforma.

+ Motoristas aderem à moda do adesivo fosco

+ Fila de espera para veículos zero varia de dois a três meses

“Às vezes, temos menos de três semanas para aprontar tudo”, conta Kahil, que fatura por ano cerca de 2,5 milhões de reais, graças a um conjunto de dez patrocinadores. Ele agora quer aproveitar a popularidade da televisão para oferecer os mesmos serviços a qualquer cliente até o fim do ano. Para isso, está investindo 500.000 reais em obras de ampliação e pretende contratar mais quarenta funcionários.

+ Xaveco Virtual: nossa ferramenta para paquerar no Twitter

A intenção é competir no mercado paulistano com um time da pesada que já atende há tempos pessoas interessadas em customizar seus possantes. Na parte menos boêmia da Rua Augusta, quase na esquina com a Rua Estados Unidos, é possível avistar um Lamborghini Gallardo estacionado dentro da Leandrini, parada obrigatória dos amantes do mundo das quatro rodas. O modelo foi recentemente modificado, ganhando novas rodas, escapamento e equipamento de som. É uma das 480 encomendas recebidas por mês. “Fazemos coisas de bom gosto, sem apelar para o exagero”, afirma Thelly Leandrini, um dos sócios da empresa, ao lado do pai e de três irmãos.

Leandrini - 2231
Leandrini: prepara modelos como Ferrari, Lamborghini e Mustang. O serviço de Thelly Leandrini pode chegar a 100.000 reais, dependendo do seu grau de complexidade (Foto: Fernando Moraes)

Em uma rua tranquila de Pinheiros, o ex-designer gráfico Chrystiano Miranda mantém a Garage Metallica, especializada na marca Harley-Davidson. Quadros de pin-ups, skates nas paredes, capacetes vintage e outros acessórios deixam o local com aparência de estúdio de tatuagem. O proprietário diz que aprendeu a mexer nas máquinas no período em que trabalhou na montadora nos Estados Unidos, entre 1997 e 2002. “Como eu era um mecânico rápido, eles me passavam algumas motos originais para incrementar”, explica.

Alterar o carro não é uma brincadeira barata. Um pacote básico, com pequenas mudanças na pintura, no motor e na parte elétrica, não sai por menos de 20.000 reais. Nos casos mais complexos, pode chegar a 100.000 reais. “Os donos que nos procuram querem que suas máquinas ganhem detalhes que as tornem únicas nas ruas”, relata Leandrini.

Garage Metallica - 2231
Garage Metallica: numa rua tranquila de Pinheiros se esconde a melhor customizadora de Harley-Davidson e Buell, de Chrystiano Miranda. O ambiente informal lembra um estúdio de tatuagem (Foto: Fernando Moraes)

O grosso do público é formado por pessoas acima de 30 anos, com a vida profissional estabilizada e dinheiro suficiente na carteira para se permitir algumas pequenas extravagâncias. “Não é coisa para moleque”, diz o mecânico, que, em seguida, atende o proprietário de um Azera preto, da Hyundai. Trata-se de um senhor grisalho com calça e camisa sociais, sapatos bem engraxados marrom-escuros combinando com o cinto, interessado em melhorar a qualidade do som do veículo. Enquanto prepara o orçamento, Leandrini usa o cliente como exemplo de suas palavras. “Ele é a cara do nosso público”, resume.

GARAGE 59

Rua Costa Aguiar, 59, Ipiranga, Tel. 4305-8000, www.garage59.com.br

LEANDRINI

Rua Augusta, 2995, Jardins, Tel. 3081-5560, www.leandrini.com

GARAGE METALLICA

Rua Isabel de Castela, 372, Pinheiros, Tel. 3815-2488, www.garagemetallica.com.br

Fonte: VEJA SÃO PAULO