Infantil

Seis exposições para crianças durante a semana

Gepetos de Praga, Era T-Rex e Tatiana Belinky estão na lista

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

gepetos de praga
Exposição "Gepetos de Praga": marionetes feitas na República Tcheca (Foto: Divulgação)

A programação para a garotada costuma ficar concentrada nos sábados e domingos, mas dá para divertir os pequenos depois da aula no meio da semana.

Confira abaixo seis opções de que vão agradar a meninos e meninas:

 

  • Na encantadora mostra, o visitante tem contato com o personagem da literatura em nove lúdicas instalações — apenas uma não permite a interação do público. Cada obra conta uma passagem do livro escrito por Collodi, desde a construção do boneco de madeira por Gepeto até sua transformação em um menino de verdade. O roteiro tem o acompanhamento de guias, e a participação deles contribui para organizar a brincadeira e fazer compreender o contexto dos trabalhos ali apresentados. Entre os pontos altos da exposição idealizada pela ítalo-brasileira Vera Uberti estão a floresta tomada por bolas douradas de vários tamanhos e a sala na qual a meninada deve encontrar as partes de um Pinóquio despedaçado, além do desafio de montar uma colmeia destruída o mais rápido possível. No final, há um corredor em que a sombra do personagem segue os passos do espectador por meio de uma projeção. Até 18/11/2012.
    Saiba mais
  • Sabia que o maior velociraptor já encontrado estava enterrado no Brasil? E que, na verdade, o Dilofossauro não cospia veneno, ao contrário do que aparece no filme Jurassic Park (1993)? Essas e outras curiosidades são contadas pelos monitores da exposição, que traz uma floresta repleta de dinossauros. O passeio começa com um filme em 5D não muito empolgante. Depois, o visitante é levado para acompanhar de perto o movimentos dos olhos, cauda e a respiração de nove espécies de animais pré-históricos. Vindos da Itália, os bichões impressionam principalmente as crianças mais crescidas. Prorrogada até 28/02/2013.
    Saiba mais
  • Lúdica e interativa, a exposição é sobre a arte e a tradição de confecção e manipulação de marionetes na República Tcheca. A mostra conta com cerca de 100 peças de diferentes artistas que realizaram seus trabalhos desde a primeira metade do século XIX até os dias de hoje. De 09/10/2012 a 02/12/2012.
    Saiba mais
  • Batizada com o nome de uma obra literária infantojuvenil, a mostra Tatiana Belinky – Moradora de Livros agrupa peças que exploram a vida e obra da escritora russa que veio para o Brasil ainda pequena e, mais tarde, tornou-se famosa por essas terras. Por meio de recursos cenográficos, tecnológicos e elementos lúdicos, o visitante conhece a trajetória da autora e sua relação com o Brasil — um dos primeiros livros que Tatiana leu em português foi o almanaque do Jeca Tatuzinho, de Monteiro Lobato. Até 15/12/2012. Grátis.
    Saiba mais
  • Nessa montagem o foco será o coração, o sistema circulatório e o sangue, mostrando desde a anatomia do órgão até as partes que constituem o sangue. Crianças e adultos poderão aprender por meio das imagens, vídeos, terminais multimídia, painéis e microscópios. Uma coração gigante, com mais de 2 metros de altura, chama a atenção dos visitantes. Até 31/03/2013. Grátis para no primeiro sábado e terceiro domingo de cada mês.
    Saiba mais
  • A instalação faz parte do projeto Autores Ilustradores, que une as linguagens da literatura e das artes visuais, foi criada a partir da costumeira pergunta que toda criança faz ao ter contato com seu primeiro livro de histórias, Tem figura?. Três jovens “autoras-ilustradoras” - Laura Teixeira, Renata Bueno e Veridiana Scarpelli – aventuram-se no universo literário com a criação de livros infantis e descobrem novas formas de expressão que divertem e educam. Acontece de 25/09 a 16/12. Terça a sexta, das 9h às 21h30; sábados, das 10h às 21h30; domingos e feriado, das 10h às 18h30. Grátis.
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO