Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Prefeitura afirma que não teve dia com zero óbitos por Covid-19

Sandra Sabino, secretária-executiva de Atenção Básica, afirmou em coletiva que na segunda-feira (8) houve 5 mortes

Por Redação VEJA São Paulo 10 nov 2021, 16h33

Durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (10), a prefeitura de São Paulo disse que não ainda houve nenhum dia sem registro de mortes por Covid-19 na cidade desde o início da pandemia.

Nesta segunda-feira (8), o governo do estado de São Paulo anunciou que aquele havia sido o primeiro dia com zero óbitos pelo coronavírus, como foi divulgado pela imprensa.

“Nós registramos o óbito no nosso sistema por data de ocorrência do mesmo, e sempre aguardamos em torno de 8 dias para que esse dado seja formalizado para divulgação”, explicou Sandra Sabino, secretária-executiva de Atenção Básica.

Quando fez o anúncio, a gestão João Doria disse que os dados poderiam ser revistos. Isso porque aos finais de semana as notificações costumam ficar represadas.

Mais cedo, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, Ricardo Nunes frisou que os sistemas de registro da prefeitura e do estado são diferentes. “No estado é por notificação e na prefeitura a gente faz por registro de ocorrência”. Enquanto a prefeitura contabiliza os óbitos exatamente no dia em que eles ocorrem, o governo estadual contabiliza-os no dia em que esses são notificados.

Continua após a publicidade

Publicidade