Continua após publicidade

Exames feitos em farmácias indicam alta de 34% de casos positivos de Covid

Procura por testes rápidos em farmácias paulistas mais do que dobrou em uma semana

Por Clayton Freitas
Atualizado em 27 Maio 2024, 18h58 - Publicado em 28 dez 2021, 12h24

Dados da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias) indicam uma alta de 34% na quantidade de casos positivos de Covid-19 no estado de São Paulo detectados por meio dos testes rápidos (PCR-LAMP e sorológico).

Segundo a associação, do dia 29 de novembro e 5 de dezembro 24.077 testes foram feitos nas 1.487 farmácias que dispõem desse exame no estado de São Paulo. Desse total, 1.099 deram positivo. Na semana posterior, entre os dias 6 e 12, foram detectados 1.479 casos positivos entre os 49.803 exames feitos em 1.482 farmácias.

+Capital amplia aplicação da vacina da gripe para todos os públicos

Embora em números absolutos tenha ocorrido uma alta de 34% nos casos positivos (de 1.099 para 1.487) detectados no período, a entidade ressalta que, proporcionalmente, a quantidade reduziu, já que passou de 5% do total para 3%.

Continua após a publicidade

Os dados são relativos apenas aos exames em que as pessoas foram até uma dessas unidades, seja por estar com algum sintoma e suspeita da doença, ou, por exemplo, para comprovar que não está com a doença, tal como é exigido para viagens, por exemplo. Ele não reflete também todos os atendimentos realizados nas unidades de saúde pública ou privadas.

+Sobe para 74 o número de casos da variante Ômicron no Brasil

Gripe
O que chama a atenção da entidade é a procura pelos exames mais do que dobrou (alta de 106%), o que pode ter relação com a elevação dos casos de gripe na cidade de São Paulo e em várias regiões do estado, tal como ocorre no litoral paulista.

Continua após a publicidade

Em todo o Brasil as testagens feitas em farmácias também aumentou, só que num ritmo menor, de 32%. Foram 126.210 testagens entre os dias 6 e 12, contra 95.674 entre 29 de novembro e 5 de dezembro.

Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.