Continua após publicidade

Cremesp denuncia instituto por invalidar amostras para testes de Covid-19

Conselho regional de medicina encontrou indícios de irregularidades no acondicionamento de cerca de 20 mil amostras

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 abr 2020, 12h21

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) denunciou o Instituto Adolfo Lutz ao Ministério Público e à Secretaria de Estado de Saúde nesta sexta-feira (10) por invalidar amostras para testes de Covid-19. As informações foram divulgadas em nota oficial do conselho.

Durante fiscalização, realizada na tarde de quinta (9), foram encontrados indícios de irregularidades em relação ao acondicionamento das amostras para testes do novo coronavírus. Cerca de 20 mil amostras estavam guardadas em geladeiras, indicadas para a conservação desse tipo de amostras por até 72 horas.

Assine a Vejinha por 14,90 mensais.

Com um número tão alto e capacidade atual para processar 1,4 mil testes diários, a maior parte deste material estaria fora dos padrões de qualidade e confiabilidade para a realização dos testes, de acordo com protocolos e procedimentos internos da própria instituição.

Na vistoria, o Instituto também não demonstrou como realiza o sistema de priorização de exames, conforme determina a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, para casos graves como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e óbitos.

Além de acionar o Ministério Público, o Cremesp abriu sindicância para investigar as responsabilidades dos médicos e gestores do instituto.

Continua após a publicidade

Assine a Vejinha por 14,90 mensais.

O Cremesp também criou canais de denúncia, exclusivos para o período da pandemia de Covid-19, que são avaliadas por fiscalizações. Nestes canais, médicos e profissionais de saúde podem relatar falta de insumos, EPIs ou irregularidades em seu ambiente de trabalho. Desde o registro do primeiro caso de Covid-19 em São Paulo, já foram recebidas mais de 300 denúncias de diversos municípios, incluindo a capital.

As denúncias podem ser feitas pelos canais do Cremesp: (11) 98286-3722 (WhatsApp) e pelo e-mail covid-19@cremesp.org.br.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.