Clique e assine por apenas 6,90/mês

Covid-19: em SP, um a cada três testes para doença dão resultado positivo

Dado do Centro de Contingência é sobre testagem da modalidade RT-PCR

Por Agência Brasil - Atualizado em 30 jul 2020, 21h15 - Publicado em 30 jul 2020, 21h13

Um terço das pessoas com sintomas de gripe em São Paulo tiveram o diagnóstico confirmado de coronavírus. Segundo o Centro de Contingência, um a cada três pacientes que fizeram o teste RT-PCR teve resultado positivo para a Covid-19.

O RT-PCR é um exame feito quando a pessoa está com sintomas da doença e serve para confirmar a presença, ou não, do vírus ativo no organismo. A ampliação do diagnóstico é uma das estratégias apontadas pela OMS, a Organização Mundial de Saúde, para controlar a pandemia de coronavírus.

Segundo o governo do estado de São Paulo, o índice de testagem no estado neste momento está próximo ao da Alemanha em junho, com uma média diária de 52 testes para cada 100 000 habitantes. Desde o começo da pandemia, foram feitos quase 1,8 milhão de exames em São Paulo, tanto em laboratórios e hospitais públicos quanto na rede privada.

Além do PCR, existem ainda os testes sorológicos, os chamados testes rápidos, que mostram se a pessoa já teve contato com o vírus e se desenvolveu anticorpos contra a doença. São Paulo registrou nessa quinta-feira 529 000 casos de coronavírus. 22 770 pessoas morreram em função da doença desde o começo da pandemia no estado.

Continua após a publicidade

 

Publicidade