Continua após publicidade

Conselheiros alertam sobre surto de gripe desde o início de dezembro

Mensagens foram trocadas em grupo de WhatsApp que tem, entre outros, secretário de Saúde de São Paulo

Por Clayton Freitas
Atualizado em 14 dez 2021, 19h27 - Publicado em 14 dez 2021, 19h27

Alguns integrantes do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo vêm alertando desde o início deste mês de dezembro a respeito do aumento na quantidade de atendimentos em unidades de saúde devido a casos de gripe.

Essas conversas têm ocorrido sobretudo por meio de um grupo de WhatsApp  do Conselho que tem, entre outros integrantes inscritos, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, e o secretário-adjunto, Luiz Carlos Zamarco.

+Após Shantal, jornalista britânica denuncia obstetra; MP pede investigação

Em uma reunião ocorrida na tarde desta terça-feira (14) envolvendo sindicalistas da área de saúde e integrantes da Secretaria Municipal de Saúde, a médica Marilande Marcolin, secretária-executiva de atenção hospitalar da pasta, disse que a cidade de São Paulo já vive um surto de gripe (Influenza).

As conversas que a reportagem teve acesso mostram que os alertas dos conselheiros vêm ocorrendo antes disso, já a partir do dia 6 de dezembro.

– “Esse povo todo amontoado em pleno surto de Influeza! Cadê a SMS?”, indaga uma pessoa do grupo

Continua após a publicidade

– “Até agora não vi nenhum posicionamento oficial do então secretário municipal de saúde da cidade. Se alguém tiver, por favor, me manda aí”, responde outro integrante

A Secretaria Municipal de Saúde foi procurada para comentar o assunto e não havia se manifestado até as 19h desta terça-feira. Assim que o fizer, seu posicionamento será acrescido a este texto.

Em uma dessas mensagens, uma pessoa que integra o conselho afirma que o aumento no número de atendimentos elevou o tempo de espera na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) City Jaraguá, na Zona Norte, em três horas.

Em outra conversa, integrantes questionam o fato de as pessoas terem que esperar a consulta sentadas no chão e também o fato de não ter ocorrido nenhum posicionamento oficial a respeito da situação.

Ao postar o vídeo da AMA Capão Redondo, outro integrante do conselho afirmou que o surto de Influenza já explodiu na cidade de São Paulo.

Continua após a publicidade

Conselho

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado composto por integrantes do poder público e da sociedade civil. Ele é presidido pelo secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

Além dele participam outras 32 pessoas, assim divididas: 16 representantes dos usuários; 8 representantes dos trabalhadores da saúde; 6 representantes de instituições governamentais e de ensino superior e outras 2 de prestadores de serviços de saúde e de fornecedores ou produtores de insumos de saúde. Cada uma delas tem os seus suplentes.

Entre as funções do conselho estão a de auxiliar na formulação e execução da política municipal de saúde.

A legislação prevê que cabe aos conselhos de saúde desenvolver propostas e ações de saúde pública, além de analisar e fiscalizar o funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.