Continua após publicidade

60% dos brasileiros têm problemas de sono durante a pandemia, diz pesquisa

O relatório lançado pelo estúdio Talk Inc busca compreender o impacto da Covid-19 na vida dos brasileiros

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 ago 2020, 19h06 - Publicado em 23 ago 2020, 19h02

Um estudo que busca compreender o impacto da Covid-19 na vida dos brasileiros, depois de mais de 150 dias de distanciamento social, revelou que 60% dos entrevistados tiveram falta de sono ou dificuldade de dormir durante a pandemia. O relatório Zeitgeist da Pandemia: O Espírito desse Tempo e Visões de Futuro foi lançado pelo estúdio de pesquisa Talk Inc. 

Sobre saúde emocional, o levantamento mostrou que 55% dos entrevistados sofreram de crise de ansiedade ou pânico no período, 55% tiveram sensação de vazio e solidão, 40%, algum tipo de compulsão e 30%, crise de choro sem motivo aparente. Entre os que estavam passando por isolamento rígido, os problemas de sono e as crises de ansiedades se mostraram maiores ainda, e subiram para 64% e 66% das pessoas, respectivamente. Em maio, matéria da Vejinha tratou sobre insônia na quarentena.

Amplo, o estudo passeia por diferentes aspectos para falar do impacto da pandemia. Entre os entrevistados que estão saindo de casa em pelo menos um a cada sete dias (87%), 49% haviam ido a casa de amigos na semana da pesquisa e 36%, a igrejas e templos. Do total de entrevistados, 22% afirmou também que só voltará a pegar um avião quando houver uma vacina contra a Covid-19. 

A pesquisa foi realizada em julho em duas etapas. Uma qualitativa, com doze grupos de discussão online, e outra quantitativa, com 1.354 pessoas de 18 a 65 anos ou mais, das classes ABCDE, de todas as regiões do país, por meio de um questionário on-line. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.