Continua após publicidade

Tesoureiro do PT é preso pela Polícia Federal

João Vaccari Neto foi detido na manhã desta quarta (15), em São Paulo, durante a nova fase da Operação Lava-Jato

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 12h36 - Publicado em 15 abr 2015, 11h04

O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, foi preso pela Polícia Federal  nesta quarta (15). A detenção faz parte da 12ª fase da Operação Lava-Jato, que investiga um esquema de corrupção na Petrobras. Ele foi detido em sua casa em São Paulo e será levado ainda hoje para Curitiba.

+ Operação Lava-Jato: quem são e quanto cobram os defensores dos investigados

Vaccari é foco de sete frentes de investigação pela força-tarefa da Operação Lava-Jato. As apurações envolvem o recebimento de propina em obras de refinarias e unidades petroquímicas, em contratos do setor naval para o pré-sal, em negócios com recursos do fundo de pensão dos trabalhadores da Petrobras (Petros) e por enriquecimento ilícito.

A cunhada dele, Marice Correa de Lima, também foi presa. Ela é suspeita de ter recebido dinheiro do doleiro Alberto Youssef. A Polícia Federal ainda cumpriu o mandado de condução coercitiva de Giselda Rousie de Lima, esposa de Vaccari Neto, em casa. Geralmente nesse tipo de mandado, a pessoa é levada a uma Superintendência da PF para prestar depoimento.

Continua após a publicidade

+ Polícia Federal detém três ex-deputados em nova fase da Lava Jato

Políticos

Parlamentares da bancada do PT na Câmara dos Deputados foram surpreendidos com a prisão preventiva do tesoureiro do partido. Líderes da bancada avaliam que há uma “espetacularização” da ações do juiz Sérgio Moro, que conduz a operação em Curitiba, mas que ainda assim o sentimento geral é o de que Vaccari Neto deve deixar sua função.

Continua após a publicidade

Na quinta (16), a executiva nacional do PT se reunirá em São Paulo. A prisão do tesoureiro deverá ser um dos temas principais do encontro.

+ Confira as principais notícias da cidade

Na Câmara, os líderes avaliam que aumentará a pressão para a saída de Vaccari Neto da Secretaria de Finanças da sigla. “A prisão muda qualitativamente a situação dele. É um cenário novo que levará o diretório a tomar uma decisão”, disse o vice-líder da bancada do PT na casa, Afonso Florence (Estadão Conteúdo).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.