O que fazer na ‘Virada Sustentável 2019’ no final de semana?

Evento com mais de 600 atrações fica na capital até domingo (25)

Até domingo (25), São Paulo recebe a 9ª edição da Virada Sustentável. Como o nome sugere, o festival é focado em mobilizações para a sustentabilidade. São mais de 600 shows, peças, oficinas, palestras e outros programas. O objetivo é difundir e ampliar a discussão sobre o tema na cidade, e o movimento é orientado pelos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – uma coleção de metas definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para atender às necessidades do mundo sem prejudicar as futuras gerações. Você pode conhece-los aqui.

A programação do festival é dividida em oito pilares: Música, Fórum, Artes Visuais, Mostra de Cinema, Mostra de Teatro, Mostra de Dança, Kids e Bem Estar. Os eventos são gratuitos, mas alguns deles exigem inscrição no site. Abaixo, você confere os destaques do que acontece na cidade nesse fim de semana:

Música

São três shows diários, sempre no Palco Principal do Parque Ibirapuera.

Orquestra Jovem Tom Jobim

A Orquestra Tom Jobim apresenta repertório inédito em homenagem a Gilberto Gil. A responsável por interpretar clássicos como PalcoEstrela e Expresso 2222 é Zélia Duncan, voz de Catedral. Domingo (25), 16h.

Luedji Luna 

Luedji Luna apresenta o show Um Corpo no Mundo. A proposta do trabalho é discutir identidade e ancestralidade a partir de um olhar da cantora sobre si e seu contato, ainda que disperso, com imigrantes africanos.  Domingo (25), 19h.

Artes Visuais

Oficina de Escrita Sustentável

A oficina explora novos suportes possíveis e sustentáveis para a escrita. São vinte vagas, e a organização recomenda chegar cedo ao local para garantir sua participação. Alunos devem levar materiais de escrita, como canetas e lápis (60 min). Museu da Diversidade Sexual. Domingo (25), 19h.

Oficina de Serigrafia

Ministrada por Sérgio Oliveira, a aula aborda a história da técnica no Brasil. O participante aprenderá como obter uma impressão serigráfica homogênea e trabalhará com jornais e fotografias (60 min). Parque Ibirapuera – Estação Oficina 01. Sábado (24), 10h.

oficina-silk-n-roll-3-cred-raquel-ribeiro-jpg.jpeg

 (Divulgação/)

Mostra de Cinema

CineSolar

Primeiro cinema itinerante do Brasil a usar energia solar para funcionar, exibe dez sessões com curta metragens da 18ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Estão na programação Lá do AltoBravura. Clique aqui para conferir a lista completa. Parque Mário Covas. Domingo (25), 18h.

Mostra Ecofalante

A ONG Ecofalante atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Produz documentários, filmes e programas de televisão com caráter educativo. O documentário argentino The Perfect Square (2018) discute o sistema que produz cães de raça pura, fabricados sob medida – um dos casais em cena narra seus problemas de fertilidade enquanto ensina as proporções corretas da cabeça de um poodle. Direção de Pablo Bagdelli (60 min). Matilha Cultural. Sábado (24), 18h. 

Mostra de Teatro

Mários e Marias

A Cia Lúdicos de Teatro Popular apresenta Mários e Marias, inspirado na vida e obra de Mário de Andrade. Na trama, Mário recebe de presente de seus pais um óculos especial que o permite enxergar o Brasil de uma maneira completamente diferente. Ele parte em busca de Maria, que representa o povo e a cultura brasileira. Direção de Gira de Oliveira (60 min). Parque Ibirapuera – Palco Teatro. Domingo (25), 17h.

Os Três Sobreviventes de Hiroshima

O teatro-documentário conta a história dos japoneses Takashi Morita, 94, Junko Watanabe, 75, e Kunihiko Bonkohara, 77, sobreviventes da bomba atômica lançada sobre a cidade japonesa em 1945. O trio faz seus depoimentos sobre o genocídio, os dias seguintes à tragédia e o processo de imigração para o Brasil (60 min).

Kids

Barbatuques

A banda apresenta a “aula-espetáculo” Barbatuquices, experiência musical interativa em que o público é convidado a experimentar a percussão corporal que é característica do grupo. A garotada pode se divertir descobrindo sons com palmas e estalos com bocas e pés. Parque Ibirapuera – Palco Principal. Sábado (24), 11h.

Orquestra Modesta

A trupe apresenta Canções Para Pequenos Ouvidos, espetáculo que casa marchinhas tradicionais e palhaçadas. Ibirapuera – Palco Principal. Domingo (25), 11h.

 (Divulgação/Divulgação)

Bem Estar

Oficina de Cosméticos Naturais

Nessa aula, os participantes aprenderão a produzir alguns cosméticos com ingredientes naturais e veganos, com o objetivo de reduzir os impactos causados por componentes tóxicos no meio ambiente e no organismo. CEU Azul da Cor do Mar. Sábado (24), 14h.

Meditação Real: O Que É e Como Acessar?

Conversa e prática de meditação para expansão da consciência. Espaço aFLORA. Rua Cônego Eugênio Leite, 840, Pinheiros. Sábado (24), 9h30.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s