Continua após publicidade

Séries ‘Bíblica’ e ‘Retirantes’, de Portinari, em exibição no Masp

<em>Guernica,</em> de Picasso, foi forte influência para o pintor brasileiro, que ficou impactado com o uso quase político do preto e branco e as formas entrecortadas

Por Jonas Lopes
Atualizado em 5 dez 2016, 16h01 - Publicado em 10 Maio 2013, 17h59

Como parte do projeto de criar mostras de repertório a partir de seu acervo — montagens elaboradas para ocupar espaços no museu por períodos intermitentes —, o Masp exibe no subsolo trabalhos de dois dos mais conhecidos conjuntos de Candido Portinari. Representada na íntegra, a série Bíblica, realizada entre 1942 e 1944, não nega o DNA.

Um espectador desavisado pode, num primeiro momento, imaginar que se trata de algo saído do pincel do espanhol Pablo Picasso. Portinari admitia a influência: viu a obra-prima Guernica em Nova York e ficou impactado com o uso quase político do preto e branco e as formas entrecortadas adotadas pelo pintor.

Após receber uma encomenda de Assis Chateubriand para criar algo para a sede da Rádio Tupi, em São Paulo, o modernista ilustrou passagens do Antigo e do Novo Testamentos nas oito telas de grandes dimensões. O drama intrínseco aos episódios é notável em A Ressurreição de Lázaro e O Pranto de Jeremias. Completam a exposição três das cinco pinturas da série Retirantes. Menos interessantes por levarem a temática social quase ao nível do panfleto, elas revelam marcas dos muralistas mexicanos.

Avaliação ✪✪✪

Continua após a publicidade

Reprise no Masp: as obras que compõem a mostra foram exibidas pela última vez na instituição na virada de 2008 para 2009.

A inspiração: Guernica (1937), de Pablo Picasso, está atualmente exposta no Museu Reina Sofía, em Madri.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.