Quatro atrações no Ipiranga sem gastar muito

Em programas gourmet, esportivos ou culturais, dá para se divertir no bairro com pouco ou nenhum dinheiro

1. Curtir a programação do Sesc

A leitura de revistas e jornais fica ainda mais gostosa na área do Sesc Ipiranga dedicada a essa atividade, com mesas e vista para um jardim. É de graça e disponível para qualquer visitante. O ginásio para recreação é igualmente gratuito, mas aberto somente a pessoas com credencial plena (trabalhadores registrados no comércio e prestadores de serviços). Algumas atrações de teatro e música são pagas. A programação de novembro inclui a peça Estamos Todos em Perigo (até dia 20, para maiores de 14 anos) além de shows da banda Aláfia (dias 18 e 19) e do rapper Rappin Hood. Ingressos de 6 a 20 reais.

2. Passear no Mercado Municipal

O Ipiranga é um dos quinze bairros de São Paulo com um mercado municipal para chamar de seu. Passear pelos corredores do estabelecimento, instalado desde 1949 na Rua Silva Bueno e renovado em 2008, é um programão para os amantes da gastronomia. Há boxes de frutas, peixes, carnes (as de feijoada são famosas), castanhas, queijos e cereais, além de outros itens oferecidos por simpáticos vendedores. Entre uma compra e outra, os clientes fazem uma boquinha. As maiores filas são as do pastel (5 reais) com caldo de cana (300 ml saem por 3 reais).

3. Tomar um sorvete na Damp

Sorveteria DampSorveteria Damp

 (/)

A sorveteria tradicional do bairro, que vende gelados há 40 anos, trocou de endereço em outubro de 2015. Em uma loja maior e mais bonita, a Damp Sorvetes não mudou a fórmula que a consagrou: fabricação artesanal e ingredientes naturais. Seus 54 sabores são vendidos a quilo: 100 gramas custam 8 reais. Entre os carros-chefes estão doce de leite, menta com pedaços de chocolate e jabuticaba. Em comemoração ao último Sete de Setembro, a sorveteria colocou mais um sabor na vitrine: o Marquesa de Santos, feito com tapioca, ambrosia e vinho do Porto.

4. Admirar os prédios históricos do bairro

A tradição do Ipiranga está impressa em suas construções. Em 2007, o Conpresp tombou doze imóveis do bairro, herança do filantropo Conde José Vicente de Azevedo. Um de seus destaques é o Educandário Sagrada Família (Avenida Nazaré, 470), erguido em 1895 pelo escritório de Ramos de Azevedo, em estilo neoclássico. Também leva a assinatura do arquiteto o prédio do Antigo Juvenato Santíssimo Sacramento (Rua Dom Luís Lasanha, 400), construído em 1929 e incorporado pelo governo estadual ao Instituto de Artes da Unesp. Já o Colégio São Francisco Xavier (Rua Moreira e Costa, 531) abriu as portas no Ipiranga em 1931, em um terreno de 6.800 metros quadrados, destinado a evangelizar os filhos dos imigrantes japoneses. 

Todos esses programas ficam pertinho de onde será construído o novo e grandioso condomínio do bairro: o Gafisa Square Ipiranga. Localizado entre a Avenida Nazaré e as ruas Vieira de Almeida, Arcipreste Andrade e Vinte e Oito de Setembro, o empreendimento fica a 5 minutos de carro ou a 12 minutos a pé da Damp Sorvetes.

O caminho em direção ao Mercado Municipal do Ipiranga é apenas um pouquinho mais longo: seis minutos dirigindo ou 15 caminhando. Já para o Sesc, basta subir na bike, pegar a ciclovia que passa em frente ao empreendimento, na Avenida Nazaré, e pedalar por dois quilômetros. Em sete minutos o ciclista chega à unidade. 

Piscina cobertaPiscina coberta

 (/)

O Gafisa Square Ipiranga ocupará um quarteirão inteiro e terá duas torres de 28 andares, com plantas de 83, 106 e 140 metros quadrados, de três e quatro dormitórios. A área de lazer será o grande diferencial: o condomínio contará com mais de 20 atrações para a família toda!

Veja mais sobre o empreendimento aqui.

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s