Continua após publicidade

Por novas vilas nos bairros-jardins

Os irmãos Patricia e Eudoxios Anastassiadis sugerem condomínios horizontais no lugar dos espaçosos casarões de antigamente

Por Raul Juste Lores
Atualizado em 5 nov 2019, 01h10 - Publicado em 5 nov 2019, 00h10

O que fazer com as centenas de casas vazias (e encalhadas) em bairros como Pacaembu, Jardim Europa e afins? Os irmãos Patricia e Eudoxios Anastassiadis, ela arquiteta, ele administrador de empresas, sugerem no podcast #SPsonha vilas de casas – condomínios horizontais – no lugar dos espaçosos casarões de antigamente. “As famílias de hoje são muito menores, e não há tantos funcionários dormindo em casa como na época que esses bairros foram criados”, diz Patricia ao redator-chefe da Vejinha, Raul Juste Lores. “Eu vi o bairro do Pacaembu morrendo nos últimos trinta anos. O bairro está congelado, vazio. Como ocupar, usar?”

A dupla já desenvolveu vilas assim em bairros como Jardim Paulistano, Higienópolis e Alto de Pinheiros. “As casas precisam deixar de ser unifamiliares. Podemos manter o limite de altura vigente. Antes de aprovar mudanças, que projetos sejam desenhados.” Eudóxios concorda. “Existem exageros nos dois lados, das associações de moradores e do mercado imobiliario. Está na hora de conversar e pensar em novos usos.” O papo completo no podcast #SPsonha.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.