Continua após publicidade

Polícia Federal inicia entrega de passaportes atrasados em São Paulo

A emissão estava interrompida por uma falha em um dos equipamentos

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 27 dez 2016, 16h51 - Publicado em 6 jul 2016, 12h37

A Polícia Federal inicia na manhã desta quarta-feira, 6, a entrega de passaportes que estavam em atraso. A emissão estava interrompida desde a semana passada, por uma falha em um dos equipamentos de produção na Casa da Moeda do Brasil (CMB).

A PF organizou um sistema de entrega especial na sede em São Paulo, na Lapa, Zona Oeste. A expectativa é entregar de 10 000 a 12 000 cadernetas até terça-feira, 12, e é esperado um fluxo cinco vezes maior do que em dias normais. Os requerentes receberão e-mail para retirar o documento. Também é possível verificar a disponibilidade pela internet.

+ Os salgados mais famosos da cidade

O executivo de contas Eduardo Scandoleiro, de 41 anos, respirou aliviado ao saber que o passaporte chegou. Vai passar as férias com a mulher e os filhos na Disney. “Já estava até ligando na agência de viagens para ver quanto custaria para cancelar, porque achei que não sairia a tempo”, contou. Inicialmente, a data prevista para a entrega do documento era o dia 29 de junho – o pedido foi feito em maio. “Vim à Polícia Federal pelo menos duas vezes, mas só enrolavam. Ia dar uma confusão, porque eu já estava combinando de encontrar com meu filho, que está estudando no Canadá”, disse.

Continua após a publicidade

Já o engenheiro e professor Fernando Codelo Nascimento, de 39 anos, e o advogado Luiz Fernando Nubile Nascimento, de 32, preferiram pagar tarifa extra para adquirir um passaporte de urgência. O procedimento, que custa 77,17 reais, passou a ser usado por brasileiros que não queriam arriscar a espera do documento comum, com atraso. “Vamos participar de um congresso na área de tecnologia na Alemanha e não dava para arriscar. A passagem já estava comprada”, disse Nascimento.

No início da manhã desta quarta-feira, a movimentação era tranquila na sede da PF, mas a previsão é de espera nas próximas horas. Não é necessário passar pela fila de identificação na entrada do edifício, pois foi disponibilizada uma entrada exclusiva para retirada do documento.

A recomendação é que quem não necessita do passaporte até o domingo, 10, se organize para buscar o documento na próxima semana.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.