Continua após publicidade

Por dentro da nova Pina Contemporânea

Novo prédio da Pinacoteca na região da Luz tem abertura prevista para 2019

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 jun 2018, 20h36 - Publicado em 26 jun 2018, 20h35

A Pinacoteca de São Paulo ganha mais um componente, um prédio no número 273, na Avenida Tiradentes, a cinquenta metros de sua sede, na Praça da Luz. A edificação, que será chamada Pina Contemporânea, pertence ao Governo de São Paulo. A oficialização da transferência de seu direito de uso foi feita no último dia 13.

O nome do novo braço da Pinacoteca não tem relação direta com o tipo de obra que será exibido lá. “A programação não terá exclusivamente exposições de arte contemporânea. O nome se relaciona ao tipo de articulações que queremos fazer, que tem a ver com o que vivemos hoje e envolve as comunidades vizinhas, como as do Bom Retiro”, afirma Paulo Vicelli, diretor de relações institucionais.

As próximas fases até a abertura do prédio são o convite a arquitetos para que apresentem projetos de adequação da estrutura, que ainda não  se sabe se terá o formato de um concurso ou convocatória, e uma campanha de captação de recursos. “À medida que os recursos forem captados e as obras forem realizadas, vamos abrindo os espaços. Será algo por etapa”, explica Vicelli.  A previsão da inauguração do primeiro espaço é o segundo semestre de 2019.

Por dentro da Pina Contemporânea

O novo prédio do museu ocupa um terreno com 6.908 metros quadrados. A área construída é de 3.190 metros quadrados. Foi projetado originalmente pelo Escritório Ramos de Azevedo. Sua reformulação, em 1950, foi feita pelo arquiteto modernista Hélio Duarte (1906-1989). Até 2014, abrigou o Grupo Escolar Prudente de Morais.

Estruturalmente, ele é composto por dois blocos.  O da frente, feito por Duarte, é composto por dois andares. O do fundo, mais antigo, compreende salas de aula e uma biblioteca.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.