Pérolas arquitetônicas: as mais belas galerias da cidade

Os espaços de arte que valem a visita pela imponência de suas construções

Anexo Millan O Anexo Millan está entre os quatro projetos mais chamativos entre as galerias da cidade  (Foto: Pedro Vannuchi)

O Anexo Millan está entre os quatro projetos mais chamativos entre as galerias da cidade  (Foto: Pedro Vannuchi) (Pedro Vannucchi/)

Não são só as exposições que fazem das galerias paulistanas as mais importantes do país: a arquitetura destes espaços também conta pontos para a sua relevância. Veja abaixo uma seleção das galerias mais bonitas da cidade e faça seu roteiro de visitas:

A Galeria Leme, localixada no Butantã, é feita de concreto armado A Galeria Leme, localizada no Butantã, é feita de concreto armado (Foto: Eduardo Ortega)

A Galeria Leme, localizada no Butantã, é feita de concreto armado (Foto: Eduardo Ortega) (Eduardo Ortega/)

Galeria Leme: Agraciado com um Pritzker (o Oscar da arquitetura), em 2006, e um Leão de Ouro da Bienal de Veneza, no ano passado, Paulo Mendes da Rocha desenhou o prédio da Galeria Leme, inaugurado em 2012. Em parceria com o escritório Metro Arquitetos Associados, desenvolveu o projetos das  duas grandes caixas de concreto armado ligadas por uma passarela iluminada.

Anexo Millan O Anexo Millan fica a 50 metros da sede da Galeria Millan (Foto: Pedro Vannuchi)

O Anexo Millan fica a 50 metros da sede da Galeria Millan (Foto: Pedro Vannuchi) (Pedro Vannucchi/)

Anexo Millan: Inaugurado no fim de 2015, o espaço Anexo Millan fica a 50 metros da sede original da Galeria Millan. Assinado por Sérgio Kipnis e Fernando Millan, o projeto privilegia a entrada de luz natural, tornando mais agradável para o visitante admirar as obras de arte em exibição por ali.

A Galeria Casa Triângulo é o perfeito modelo de cubo branco A Galeria Casa Triângulo é o perfeito modelo de cubo branco (Foto: Leonardo Finotti)

A Galeria Casa Triângulo é o perfeito modelo de cubo branco (Foto: Leonardo Finotti) (Leonardo Finotti/)

Casa Triângulo: É impossível não notar. O grande cubo branco inaugurado há cerca de um mês na Rua Estados Unidos é a nova sede da galeria Casa Triângulo. Fundada há quase três décadas, a instituição saiu do Itaim Bibi para juntar-se ao bairro mais ‘artsy’ da cidade, onde está a maior concentração de casas do gênero. Projetado pelo escritório Metro Arquitetos Associados, o espaço de 500 metros quadrados adapta-se facilmente aos delírios e produções dos seus artistas.

A Luciana Brito Galeria fica numa charmosa casa modernista A Luciana Brito Galeria fica numa charmosa casa modernista

A Luciana Brito Galeria fica numa charmosa casa modernista (Romulo Fialdini/)

Luciana Brito Galeria: Diferentemente dos outros espaços, a Luciana Brito Galeria ocupa um prédio antigo, uma charmosa casa modernista da década de 50, e valoriza a natureza: o paisagismo é assinado por Roberto Burle Marx . Os trabalhos são expostos nos cômodos da residência, projetada por Rino Levi.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s