Continua após publicidade

‘Em Nome do Jogo’ leva suspense para o palco do Teatro Jaraguá

Trama ganha credibilidade nas interpretações de Marcos Caruso e Erom Cordeiro

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 5 dez 2016, 16h09 - Publicado em 12 abr 2013, 15h41

Gênero pouco explorado no teatro, o suspense tornou-se mais conhecido dos fãs do cinema e da literatura. Não à toa, a peça escrita pelo dramaturgo inglês Anthony Shaffer em 1970 já ganhou duas adaptações para as telas e, na cidade, só foi apresentada pelos atores Sérgio Viotti e Ney Latorraca em 1972. Uma das razões é a dificuldade de transpor para o palco o clima de mistériosem recorrer aos recursos de edição.

+ Leia a crítica de Dirceu Alves Jr. no blog Na Plateia

Nesse ponto, a montagem Em Nome do Jogo conduzida pelo encenador Gustavo Paso mostra-se um êxito. O embate verbal e psicológico, contudo, ganha credibilidade nas interpretações de Marcos Caruso e Erom Cordeiro. Desta vez, Caruso deixa o humor da novela Avenida Brasil de lado para investir na elegância e frieza irretocáveis do escritor Andrew Wyke. Mestre em romances policiais, ele imagina jogos para inspirá-lo na composição das ficções.

Em uma noite, o autor convida o jovem amante de sua mulher, o cabeleireiro Milo Tindolini (vivido por Cordeiro com extrema segurança), para um encontro em sua casa. O clima de cerimônia é substituído por ameaças veladas e um comunicado: Wyke não aceitará o divórcio, tampouco dividirá seu patrimônio. Para ficar com a mulher, porém, o rapaz deverá se submeter a uma prova.

Caruso e Cordeiro mostram total entrosamento, o que fortalece o antagonismo. A direção imprime um ritmo eletrizante. Para isso, não economiza nas referências — o cenário traz alçapões e paredes falsas, e as reviravoltas surpreendem a todo instante . 14 anos. Estreou em 5/4/2013.

Continua após a publicidade

No cinema: Laurence Olivier e Michael Caine protagonizaram Jogo Mortal (1972) na pele de Andrew e Milo, respectivamente. Em 2007, Caine dividiu os créditos com Jude Law no remake Um Jogo deVida ou Morte.

Fique ligado: na caracterização de Erom Cordeiro como o bronco e gordo detetive que interroga o personagem de Caruso no segundo ato.

AVALIAÇÃO ✪✪✪✪

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.