Obra de Banksy se autodestrói após ser vendida por 1 milhão de libras

O quadro era uma reprodução em tinta acrílica e spray de uma das imagens mais famosas do artista

Um quadro do misterioso artista britânico Banksy se autodestruiu parcialmente logo após ser leiloado por mais de um milhão de libras nesta sexta (5) à noite pela Sotheby’s House em Londres.

O martelo tinha acabado de ser batido quando a obra, uma reprodução em tinta acrílica e spray de uma das imagens mais famosas de Banksy, “Menina com balão”, começou a deslizar por um triturador de papel escondido. De acordo com a casa de leilões ela foi apenas parcialmente rasgada.

Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver a reação do público, entre a estupefação e o divertimento, imortalizando o momento com suas câmeras enquanto dois funcionários da casa de leilões se aproximavam para retirar o trabalho. “Pode-se dizer que acabam de nos banksear”, reagiu Alex Branczik, gerente da casa de leilões, em comunicado.

A peça havia sido comprada por 1 042 milhão de libras (aproximadamente R$5 milhões de reais). O próprio Banksy comentou sobre a peça no Instagram, onde postou uma foto do momento com a legenda que pode ser traduzida como “dou-lhe uma, dou-lhe duas, vendido”.

“É certamente a primeira vez na história dos leilões em que uma obra de arte se autotritura automaticamente após o martelo”, publicou a casa de leilões em um comunicado.

Banksy, artista e grafiteiro de Bristol, no sudoeste da Inglaterra, é conhecido por sua arte urbana irônica e engajada, embora sempre tenha mantido sua identidade sob estrito sigilo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s