Masp exibe obra de Francis Bacon, vinda do Tate Modern

A pintura faz parte de um acordo de empréstimo firmado entre as duas instituições, que inclui ainda cinco outros trabalhos

A partir desta quinta (17), o Masp exibe Figura Sentada (1961), pintura de Francis Bacon, que integra o acervo do museu britânico Tate Modern.

A obra faz parte de um acordo de empréstimo firmado entre as duas instituições, que inclui ainda cinco outros trabalhos. São eles: Dorelia com Vestido Preto (circa 1903-4), de Gwen John; Saindo da Escola (1927), de L.S. Lowry; A Noiva (Lawrence Alloway) (1949), de Sylvia Sleigh; Eles Sempre Aparecem, de Ibrahim El-Salahi (1964); e Cabeça de Homem (1965), de F. N. Souza.

As obras serão exibidas na mostra permanente Acervo Em Transformação, cujos suportes expográficos são os cavaletes de cristais criados pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. Elas seguem em cartaz até 16 de fevereiro de 2019.

Os critérios para a seleção dos trabalhos se relacionam às premissas curatoriais do museu, a exemplo do apoio à maior visibilidade da produção de artistas mulheres, a inclusão de artistas que se consideram autodidatas e modernistas que não pertençam ao eixo Europa-Estados Unidos.

A obra de Bacon não se enquadra em nenhum desses itens listados, mas  preenche uma lacuna do acervo da instituição.

Por último, o acordo também contempla o empréstimo de obras do Masp para o Tate. Na lista brasileira estão O torso de gesso (1919), de Henri Matisse, e Retrato de Leopold Zborowski (1916-19), de Amedeo Modigliani.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s