Clique e assine por apenas 6,90/mês

Instagrammer muçulmana questiona preconceito em vídeos divertidos

Em seu perfil, ela aborda de forma original temas relacionados ao islamismo

Por Tatiane de Assis - 24 Aug 2019, 18h11

A paulistana Mariam Chami, 28, tem uma proposta ousada no Instagram. Em seu perfil, com mais de 9 000 seguidores, ela fala de assuntos relacionados ao islamismo e aos diferentes preconceitos que muçulmanos sofrem. Tudo isso de forma bem humorada. “Tenho muita paciência. Prefiro explicar do que a pessoa ficar com dúvida. Meu objetivo é reverter a imagem negativa que as pessoas têm da minha religião”, afirma.

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

Depois do namoro no islam, acho que essa é umas das questões com mais dúvidas por incrível que pareça😅 Quem nunca ouviu: “Mas como vcs tomam banho? Tomam banho com esse lenço?” 😳 Marca todas as suas migas que já te perguntaram e as que já ouviram isso 😂😂😂 #esquete #hijab #muculmana #muslimah

A post shared by Mariam Chami (@mariamchami_) on

Continua após a publicidade

Filha de pai libanês muçulmano e mãe brasileira, convertida ao islamismo há mais de 30 anos, ela conta que suas pautas nasceram de seu cotidiano.  “Até o ensino médio, estudei em uma escola em que muitos dos meus amigos eram muçulmanos. Somente na faculdade é que me deparei com uma realidade diferente. Foi bastante difícil. No começo do curso, ninguém falava comigo, além de haver uma resistência a minha presença, eu também era muito tímida”, rememora.

Mariam, no entanto, não deixa a mágoa a contaminar e traz pautas que vão desde o mito de que as mulheres muçulmanas tomam banho com hijab (termos genérico para os véus usados na religião islâmica) até a maquiagem associada às adeptas da religião, que é naquele estilo que muitos brasileiros conheceram na novela O Clone (2001/2002), com a personagem Jade.

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

Quando se pensa em muçulmana, já associam às árabes. Como se todas nós fosses árabes😅. As pessoas têm tendência a achar que gostamos das maquiagens que eram usadas antigamente. Pq aqui entre nós, nem as próprias árabes usam mais assim😂😂 Quem nunca foi em@um maquiador e ele quis fazer uma make árabe em vc?😂😂😂😂 #realidades #hijabi #esquete

A post shared by Mariam Chami (@mariamchami_) on

Com uma frequência de postagem diária, para stories e fotos, e semanal, para vídeos em seu feed, ela conta que seu próximo passo é editar mais entrevistas. “Logo logo, vou colocar no ar uma conversa com a Dalila Barakat, que é  influencer e guia de viagem. Também falei com o Habdel Hussein, que é um pesquisador que foi premiado por desenvolver uma técnica de linguagem para surdos, cegos e mudos.”

Continua após a publicidade

Independentemente do tema, seu objetivo é o mesmo: “Quero atingir cada vez mais pessoas para elas verem que o Islã é uma religião de paz, que nós mulheres escolhemos o hijab e que somos sim felizes com nossas escolhas.”

Publicidade