Continua após publicidade

Instagrammer muçulmana questiona preconceito em vídeos divertidos

Em seu perfil, ela aborda de forma original temas relacionados ao islamismo

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
24 ago 2019, 18h11

A paulistana Mariam Chami, 28, tem uma proposta ousada no Instagram. Em seu perfil, com mais de 9 000 seguidores, ela fala de assuntos relacionados ao islamismo e aos diferentes preconceitos que muçulmanos sofrem. Tudo isso de forma bem humorada. “Tenho muita paciência. Prefiro explicar do que a pessoa ficar com dúvida. Meu objetivo é reverter a imagem negativa que as pessoas têm da minha religião”, afirma.

View this post on Instagram

Depois do namoro no islam, acho que essa é umas das questões com mais dúvidas por incrível que pareça😅 Quem nunca ouviu: “Mas como vcs tomam banho? Tomam banho com esse lenço?” 😳 Marca todas as suas migas que já te perguntaram e as que já ouviram isso 😂😂😂 #esquete #hijab #muculmana #muslimah

A post shared by Mariam Chami (@mariamchami_) on

Filha de pai libanês muçulmano e mãe brasileira, convertida ao islamismo há mais de 30 anos, ela conta que suas pautas nasceram de seu cotidiano.  “Até o ensino médio, estudei em uma escola em que muitos dos meus amigos eram muçulmanos. Somente na faculdade é que me deparei com uma realidade diferente. Foi bastante difícil. No começo do curso, ninguém falava comigo, além de haver uma resistência a minha presença, eu também era muito tímida”, rememora.

Mariam, no entanto, não deixa a mágoa a contaminar e traz pautas que vão desde o mito de que as mulheres muçulmanas tomam banho com hijab (termos genérico para os véus usados na religião islâmica) até a maquiagem associada às adeptas da religião, que é naquele estilo que muitos brasileiros conheceram na novela O Clone (2001/2002), com a personagem Jade.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

Quando se pensa em muçulmana, já associam às árabes. Como se todas nós fosses árabes😅. As pessoas têm tendência a achar que gostamos das maquiagens que eram usadas antigamente. Pq aqui entre nós, nem as próprias árabes usam mais assim😂😂 Quem nunca foi em@um maquiador e ele quis fazer uma make árabe em vc?😂😂😂😂 #realidades #hijabi #esquete

A post shared by Mariam Chami (@mariamchami_) on

Com uma frequência de postagem diária, para stories e fotos, e semanal, para vídeos em seu feed, ela conta que seu próximo passo é editar mais entrevistas. “Logo logo, vou colocar no ar uma conversa com a Dalila Barakat, que é  influencer e guia de viagem. Também falei com o Habdel Hussein, que é um pesquisador que foi premiado por desenvolver uma técnica de linguagem para surdos, cegos e mudos.”

Independentemente do tema, seu objetivo é o mesmo: “Quero atingir cada vez mais pessoas para elas verem que o Islã é uma religião de paz, que nós mulheres escolhemos o hijab e que somos sim felizes com nossas escolhas.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.