Continua após publicidade

Igreja une pregação dos evangelhos com shows de heavy metal

Entidade evangélica no Alto do Ipiranga, Crash Church tem cultos aos domingos

Por Larissa Faria
Atualizado em 1 jun 2017, 16h10 - Publicado em 14 Maio 2016, 00h00

Em 1996, a artesã Ana Batista, então integrante do movimento Terrorista Punk, invadiu uma igreja evangélica no centro armada de soco inglês e punhal. “Eu odiava religião, queria impedir o trabalho”, diz. Sua intenção era agredir o pastor Antonio Carlos Batista (nenhum parentesco), responsável por fundir rock e cristianismo em cultos no local.

+ Restaurantes vegetarianos e naturais com pratos caprichados

Após assistir a um trecho da pregação, no entanto, ela desistiu do plano e converteu-se: quatro meses depois, seria batizada ali mesmo. “Hoje sou uma serva de Deus.” Ana virou uma das mais fervorosas fiéis da Crash Church, conhecida como “a igreja heavy metal”. Instalado atualmente na Rua Marquês de Olinda, no Alto do Ipiranga, o lugar tem fachada negra que em nada lembra a de um refúgio eclesiástico.

+ Testamos o EasyShare e o resultado foi supreendente

Todo domingo, às 17 horas, cerca de 100 seguidores vestidos com camisetas pretas, botas e acessórios de couro reúnem-se para ouvir orações e um som pauleira. Além de leituras do evangelho, em um púlpito decorado por tachinhas, o espaço abriga apresentações de bandas de white metal, cujos riffs pesados de guitarra embalam letras de temática cristã. Os versos incluem trechos da Bíblia, condenações ao álcool e às drogas ou manifestações como “vá para o abismo, Satã derrotado”.

Continua após a publicidade
Igreja Crash Church Heavy Metal
Igreja Crash Church Heavy Metal ()

Nesses momentos, os devotos se congregam, agitando a cabeça ao ritmo das canções. Criado em um lar evangélico, Batista fundou a Crash Church em 1998, após liderar uma dissidência de integrantes da Igreja Renascer em Cristo. Àquela altura, ainda não era adepto do metal. “Recebi um chamado de Deus, pedindo minha ajuda para converter os roqueiros”, conta. Hoje, aos 49 anos, enverga o visual icônico do estilo, com cabelo comprido, tatuagens e piercings espalhados pelo corpo.  

+ Sete endereços para encontrar comidinhas mexicanas

Para bancar os 2 400 reais do aluguel e das contas fixas da sede de 200 metros quadrados, depende das doações voluntárias dos fiéis. O dinheiro também custeia as turnês da banda oficial do templo, a Antidemon, da qual ele é vocalista. A trupe já visitou cerca de trinta países e, em julho, inicia nova turnê. Uma das escalas será em Cuba, que até pouco tempo mantinha fortes restrições ao cristianismo. “Recebo cartas de muitos fãs da ilha”, diz o pastor heavy.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.