Continua após publicidade

Exposição é montada com objetos doados pelo público

Qualquer pertence com valor sentimental pode virar obra de arte

Por Veja São Paulo
Atualizado em 1 jun 2017, 16h05 - Publicado em 8 jul 2016, 18h19

Quem passar pela mostra Potlatch: Trocas de Arte, que entrou na última terça (5) em cartaz no Sesc Belenzinho, não verá nenhuma peça em exposição. Com o passar dos dias, o espaço será preenchido com objetos pessoais doados por qualquer um que desejar ver sua peça no museu. A proposta é simples: ao preencher uma ficha de inscrição, que pode ser feita pessoalmente, entre 13h e 19h, o interessado fica ciente de que nunca mais terá a peça de volta. A moeda de troca? Uma conversa sobre arte contemporânea com o curador e sua equipe.

A ideia de Paulo Miyada é questionar o que é arte. Afinal, quantas vezes não olhamos para uma peça num museu sem ao menos entender porque ganhou status de obra? A exposição também discute o valor que algumas obras podem alcançar neste mercado. 

potlatch
potlatch ()

A mostra do Sesc será alterada a cada vez que novas peças forem incluídas ao seu acervo, por isso não é possível saber exatamente a sua configuração. Os objetos de valor sentimental ou até monetário não serão avaliados pelo curador por serem bonitas ou significativas: a palavra final o visitante. Ele escolhe admirar as obras que acredita serem especiais, de acordo apenas com seu próprio julgamento.

Potlach, no título da exposição, faz referência à cerimônia praticada por tribos indígenas da América do Norte que renunciavam a todos os seus bens materiais. Para eles, quem tinha mais prestígio não eram as pessoas que guardavam riquezas e, sim, aqueles que as distribuíam.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.