Continua após publicidade

Exposição de Millôr no IMS tem paródia de Picasso

Produção do jornalista e cartunista carioca é revisitada em cerca de 530 trabalhos, entre elas uma versão para 'Guernica'

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 set 2018, 20h11

Sem saber ou querer, Pablo Picasso (1881-1973) participa de uma certa forma da exposição Millôr: Obra Gráfica, em cartaz no Instituto Moreira Salles a partir de hoje (18). Isso, porque o jornalista, dramaturgo e cartunista carioca parodia a tela clássica do espanhol Guernica (1937).

A cópia debochada de Millôr data de 1981 e tem cores menos sóbrias que a original. Como uma obra prima forasteira, divide o espaço expositivo com outros 530 trabalhos, divididos em cinco núcleos. Eles foram selecionadas pelos curadores Cássio Loredano, Julia Kovensky e Paulo Roberto Pires em um mergulho no acervo de quase 6 000 itens que o jornalista deixou.

Da imersão no conjunto, eles trouxeram trabalhos que falam do Brasil, da morte e de árvores, entre outros temas. Está presente em todos eles a liberdade ideológica de Millôr, que não aceitava respostas prontas de correntes políticas quaisquer, e também seu experimentalismo. Sem pudores, ele passava da colagem à aquarela.

Um dos núcleos mais interessantes da exposição traz as diferentes tipografias que ele usava para escrever seu nome. Cores se combinam em divertidos autorretratos que não têm olhos e bocas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.