Continua após publicidade

Diretor espanhol Bigas Luna morre aos 67 anos

O último filme do cineasta de <em>Jamón, Jamón</em> e <em>Ovos de Ouro</em> foi lançado em 2010 na Europa e está inédito no Brasil

Por Redação VEJINHA.COM
Atualizado em 5 dez 2016, 16h09 - Publicado em 6 abr 2013, 18h02

Polêmico, atrevido, irreverente. Esses foram alguns dos adjetivos que acompanharam o diretor de cinema espanhol Bigas Luna, que morreu aos 67 anos, nesta sexta (5).

No Brasil, Luna ficou conhecido principalmente por filmes lançados nos anos 90, como a trilogia formada por Jamón, Jamón (1992), Ovos de Ouro (1993) e A Teta e a Lua (1994). Atores que se tornariam muito conhecidos, como Penéolope Cruz e Javier Bardem, foram conduzidos pelo cineasta.

O diretor morreu na tarde de sexta (5), em sua casa na cidade catalã de La Riera de Gaia. Estava acompanhado da mulher e das filhas. De acordo com a agência Efe, será cumprido o desejo de Luna: não haverá nenhum funeral ou ato público em sua homenagem.

Apesar do sofrimento provocado por um câncer, o cineasta estava prestes a iniciar as filmagens de Mecanoscrito del Segundo Origen, adaptação de romance do escritor Manuel de Padrolo. Seu último filme foi Di Di Hollywood (2010), ainda inédito no Brasil.

Continua após a publicidade

Com uma filmografia de 20 trabalhos, Luna se tornou conhecido em 1978 com o drama Bilbao, selecionado no Festival de Cannes. Depois de uma década de ausência, voltou às telas com o erótico As Idades de Lulu, em 1990.

Com o elogiado Jamón, Jamón (1992), ele conquistou o Leão de Prata de melhor diretor no Festival de Veneza. Naquele festival, voltou a ser premiado em 1994, pelo roteiro de A Teta e a Lua. Com Javier Bardem no papel principal, Ovos de Ouro (1993) ganhou prêmio de melhor longa latino no Festival de Gramado.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.