Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

COB lança curso antirracista obrigatório para comitiva olímpica brasileira

Gratuito e disponível também para o público geral, o novo curso conta com a filósofa Djamila Ribeiro como instrutora; saiba como se inscrever

Por Artur Alvarez 12 abr 2021, 16h03

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou, na terça-feira (6), Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz, o curso ‘Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando’. O objetivo é conscientizar a comunidade olímpica acerca do racismo estrutural e combater a discriminação no mundo esportivo, além de promover práticas antirracistas. O curso é gratuito e online, com carga horária de 30 horas. As aulas são obrigatórias a qualquer brasileiro que queira participar dos Jogos Olímpicos deste ano, entre atletas, membros de comissão técnica e dirigentes.

O curso, inaugurado no Canal Olímpico, é composto por 3 módulos: ‘Racismo: será que ainda existe racismo no Brasil?’, ‘Aprendendo os conceitos’ e ‘Sejamos todas e todos antirracistas!’. Após concluída a carga horária do curso e feita a avaliação, o aluno ganha um certificado digital emitido pelo Comitê.

O programa ‘Esporte Antirracista’ tem a filósofa e escritora Djamila Ribeiro como principal instrutora das aulas. Ela desenvolveu a apostila base do curso, disponibilizada aos participantes no momento da inscrição, em parceria com o professor Tiago Vinícius. O curso também conta com a participação da ex-ginasta Daiane dos Santos e Fábio Eon, coordenador do Programa de Ciências Humanas e Sociais da Unesco.

Rogério Sampaio, diretor geral do COB e medalhista olímpico, falou sobre a importância da iniciativa para o esporte nacional. “Na sociedade atual não há espaço para práticas racistas e devem ser eliminadas da nossa realidade. O objetivo do curso é agregar conhecimento para que o racismo seja combatido na esfera esportiva. Queremos tornar o esporte brasileiro mais justo e igualitário. Não basta ser contra o racismo, tem que ser antirracista”, pontuou o dirigente.

Segundo informativo do COB, podem fazer o curso “atletas, treinadores, gestores, profissionais das ciências do esporte e demais públicos envolvidos com o esporte, desde a iniciação esportiva até o alto rendimento”. A inscrição pode ser feita na página de projetos especiais da instituição (clique aqui).

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

 

Continua após a publicidade
Publicidade