Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Culturas Circenses são reconhecidas como Patrimônio Imaterial de SP

O mérito foi concedido durante a cerimônia de entrega do Troféu Picadeiro, nesta segunda-feira (8)

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 dez 2025, 20h01 •
culturas-circenses
Manifestações culturais circenses atravessam gerações (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Nesta segunda-feira (8), as Culturas Circenses foram reconhecidas como Patrimônio Imaterial do Estado de São Paulo pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

    O processo foi oficializado com a assinatura do registro pela secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marilia Marton, durante a cerimônia de entrega do Troféu Picadeiro, uma das principais premiações dedicadas à arte circense no Estado de São Paulo.

    Saiba como o reconhecimento ocorreu

    O pedido de registro foi apresentado pela Cooperativa Brasileira de Circo, que buscava o reconhecimento e valorização cultural das manifestações que atravessam gerações como forma de continuidade e longevidade para as artes circenses.

    Após o recebimento do pedido, foi criado um grupo de trabalho com diversos representantes da comunidade circense que realizaram o estudo em conjunto com a equipe técnica da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC).

    Diversos fatores foram considerados para a aprovação do registro, como os elementos tradicionais que formaram as Culturas Circenses, os saberes ligados às suas práticas cotidianas e as manifestações corporais, orais, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas, que são utilizadas para traduzir os conhecimentos enraizados no cotidiano das comunidades envolvidas.

    Continua após a publicidade

    Também foi analisada a presença e a distribuição geográfica dos principais Circos familiares que são instalados, para além da capital, em diversas cidades do litoral e sobretudo do interior.

    Agora, a equipe técnica dará sequência no desenvolvimento do Plano de Salvaguarda, que vai direcionar políticas públicas específicas de preservação das práticas das culturas circenses.

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 35,90/mês