Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Conhecimento transformador, com Leandro Karnal

No episódio comemorativo, o historiador, professor e apresentador abre o coração: "Aprender me dá a sensação de estar vivo"

Por Helena Galante Atualizado em 9 Maio 2021, 21h33 - Publicado em 10 Maio 2021, 00h05

Como podemos nos transformar e transformar o universo no qual estamos inseridos? A resposta para o historiador, escritor e apresentador Leandro Karnal está no conhecimento. Convidado de Helena Galante para o episódio comemorativo de 100 edições do podcast Jornada da Calma, Karnal passa longe da decoreba: “A memória é um atributo do intelecto mas não é um sinal de inteligência”, afirma. Ele compartilha porque é um inquieto buscador de conhecimento – “Aprender me dá a sensação de estar vivo” – e como o autoconhecimento está sempre em evolução – “Hoje, eu me conheço um pouco. Aos 58, me conheço mais que eu me conhecia aos 18”. 

Para falar do valor do tempo e da idade, Karnal recorre a um ditado espanhol: “Os espanhóis dizem que o diabo viejo, o diabo velho, sabe mais por velho do que por diabo.” A maturidade lhe ajudou a lidar inclusive com as críticas. “Quando escuto uma crítica a um pensamento equivocado, eu baixo a cabeça e penso que eu aprendi. Não gosto, porque sou vaidoso, então a critica sempre me fere. Mas eu amo mais a verdade que a verdade.”

No final do episódio, Helena Galante compartilha uma novidade: o podcast Jornada da Calma vai virar livro! A edição comemorativa dos 100 primeiros episódios do programa lançado na Vejinha em junho de 2019 será lançada em parceria com a editora MapaLab por financiamento coletivo no site catarse.me/jornadadacalma.   Todos os apoiadores do projeto poderão participar do processo de produção do livro, ajudando a escolher os trechos mais marcantes e as entrevistas que não podem ficar de fora. Clique aqui para comprar seu exemplar na pré-venda.

Continua após a publicidade
Publicidade