Continua após publicidade

Mostra aborda vertentes da trajetória de Chico Albuquerque

Referência da fotografia publicitária brasileira, o cearense tem 150 imagens reunidas em uma retrospectiva, no Museu da Imagem e do Som

Por Jonas Lopes
Atualizado em 5 dez 2016, 15h59 - Publicado em 17 Maio 2013, 22h24

Referência da fotografia publicitária brasileira, o cearense Chico Albuquerque tem 150 imagens reunidas em uma retrospectiva realizada em parceria com o Instituto Moreira Salles, que possui a guarda de seu acervo. Ampla e organizada de maneira impecável, a mostra aborda vertentes da trajetória do artista (1917-2000), no Museu da Imagem e do Som.

Nascido em Fortaleza, ele trabalhou no estúdio dos pais desde a adolescência e, aos 25 anos, chegou a participar da produção do documentário de Orson Welles É Tudo Verdade, filmado no Brasil e nunca finalizado. Em 1945, transferiu-se para São Paulo e passou a se dedicar à propaganda. Realizou projetos para marcas de automóvel, meia-calça, máquinas de costura, ventiladores e refrigeradores, todos presentes na atual montagem. Esse não era, contudo, o único talento de Albuquerque. Há um excelente núcleo de arquitetura. Constam ali os bastidores da construção do Pavilhão da Bienal, de Osca Niemeyer, do Edifício Louveira, de Vilanova Artigas, e um flagra de Lina Bo Bardi na Casa de Vidro.

Completam a exposição cenas urbanas da capital paulista e retratos de personalidades, como Juscelino Kubitschek e Maria Della Costa.

Clássicos da publicidade: Albuquerque, que participou do Foto Cine Clube Bandeirante, produziu comerciais célebres para o Fusca e a Kombi.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.