Continua após publicidade

Casal doa obra do século XV ao Masp

O museu ganha e exibe quadro de Hans Memling que completa um díptico com obra que já pertencia à instituição

Por Leandro Quintanilha
Atualizado em 5 dez 2016, 16h12 - Publicado em 27 mar 2013, 21h58

No ano em que completam 30 anos de casamento, os colecionadores Lais e Telmo Porto decidiram celebrar a união com um gesto de desapego: doando um quadro do final do século XV ao Masp. O óleo sobre madeira A Deposição de Cristo, atribuído ao pintor Hans Memling (1430-1494), alemão radicado na Bélgica, é a metade direita que faltava de um díptico (obra com duas peças) cujo painel esquerdo já pertencia ao museu. 

+ Dez motivos para visitar o Masp a qualquer momento

Na obra que o Masp já tinha, Lamentação da Virgem, José, Maria e outras três mulheres parecem chorar por algo. O motivo está na tela que faltava: a deposição de Jesus, morto na cruz. De acordo com o professor e curador  Teixeira Coelho, autor do texto do material de incorporação da obra ao museu, são raros os episódios na história em que uma obra subdvidida pelo acaso volta a ser recomposta. 

Ainda segundo o professor, o tema da deposição/lamentação, clássico na literatura cristã, foi tratado por diferentes artistas, como o flamengo Hugo van der Goes, em cuja obra Memling teria se inspirado para a realização da obra dupla. “Os dois painéis apresentam a unidade temática e de figuração requerida por um díptico: a narrativa iniciada em um completa-se formalmente no outro”, acrescenta. 

Continua após a publicidade

O díptico passa a carregar o nome da obra que acaba de chegar, A Deposição de Cristo. Segundo a assessoria dos colecionadores, eles não sabem estimar o valor monetário do painel doado, já que a obra estava na família há muitos anos. O díptico completo já está em exposição. 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.