Continua após publicidade

Bloco Casa Comigo arrastou uma multidão na Faria Lima

Mais de 300 000 foliões são esperados hoje no bloco Acadêmicos do Baixo Augusta

Por Redação, com Estadão Conteúdo
Atualizado em 19 fev 2017, 11h44 - Publicado em 19 fev 2017, 09h14

Para milhares de paulistanos, o sábado (18) foi de calor e muita folia. De acordo com a Prefeitura, 102 blocos, entre os mais de 400 cadastrados para o carnaval de rua paulistano, estavam programados para ontem. O Largo da Batata foi tomado por uma multidão durante o desfile do bloco Casa Comigo, e que neste ano escolheu celebrar o amor em em todas as formas. Os foliões, em torno de 700 000 segundo a Polícia Militar, se espremiam pela Avenida Faria Lima, que ficou fechada durante toda a manhã (a concentração teve início às 11h) e a maior parte da tarde.

A advogada Ana Pellegrini e a jornalista Marta Madalon: no bloco Ritaleena, em Pinheiros
A advogada Ana Pellegrini e a jornalista Marta Madalon: no bloco Ritaleena, em Pinheiros ()

Motoristas que acabaram “presos” no meio dos foliões reclamavam de falta de sinalização. No final da tarde, também houve problemas para os foliões na dispersão na região do Largo da Batata. Isso porque, para controlar o grande fluxo de pessoas, o metrô chegou a interromper temporariamente o acesso à estação de metrô Faria Lima, na Linha Amarela.

A  movimentação dos foliões também ocupou outras ruas do bairro de Pinheiros, onde desfilaram, entre outros, o bloco Ritaleena, que só toca músicas de Rita Lee em ritmo de samba, e o Avisa Lá, movido a axé. 

Continua após a publicidade

Depois da folia, as ruas ficaram imundas, cheias de copos e garrafas. De acordo com a Prefeitura, o serviço de limpeza estava programado para começar ao meio-dia deste domingo (19).

Folia no metrô – Mesmo sem querer, os usuários do metrô também acabaram dentro do Carnaval, já que as estações ficaram lotadas de foliões ao longo de toda a tarde. Na Consolação, eles se apertavam nas esteiras e o canto ecoava pelos corredores, em uma cena que deve se repetir hoje, quando sai o Acadêmicos do Baixo Augusta.

Comandado desde 2009 pelo agitador cultural Alê Youssef, o bloco espera arrastar uma multidão de 300 000 pessoas à Consolação a partir das 16 horas. A rainha do bloco, que reúne principalmente moderninhos, é a atriz Alessandra Negrini.

Continua após a publicidade
Metrô Consolação no sábado (18): lotado de foliões
Metrô Consolação no sábado (18): lotado de foliões (reprodução/Veja SP)

Parque do Ibirapuera – Centenas de foliões acordaram cedo e aproveitaram o dia de sol para acompanhar o bloco Bicho Maluco Beleza, comandado por Alceu Valença, que desfilou no entorno do parque. Na frente do trio elétrico, a dona de casa Maria Marlene da Silva, de 67 anos, já ensaiava, desde cedo, passos de dança e usava o chapéu de frevo na cabeça. Para pular o pré-carnaval no Ibirapuera, ela não foi sozinha: convidou a irmã e os sobrinhos. “Como boa pernambucana, danço um bom frevo”, afirmou. Em 2016, Maria Marlene e a família curtiram nas tradicionais ladeiras de Olinda. Neste ano, a promessa é pular em São Paulo. “Começar com Alceu Valença é bom demais!”, disse.

Continua após a publicidade

A canção Bicho Maluco Beleza foi o sinal da chegada do cantor à festa, às 12h30. “Que bom ver todo mundo fantasiado”, disse ele à multidão – que ganhou colorido extra com as sombrinhas de frevo, levadas por foliões. Em coro, a voz do público acompanhou Valença. “Vou lançar essa música agora e vocês cantam comigo”, brincou ele, antes de emendar Tropicana. Mais cedo, o bloco Os Capoeira, um dos estreantes de 2017, fez o “esquenta” para a atração principal. Entre os participantes ilustres, estavam as atrizes Marisa Orth e Mel Lisboa.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.