Continua após publicidade

Abertura da Bienal é marcada por repúdio ao incêndio do Museu Nacional

"O incêndio no Museu Nacional é uma catástrofe de dimensões mundiais", disse Eduardo Saron, vice-presidente executivo da Fundação Bienal

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
6 set 2018, 13h48

O incêndio no Museu Nacional é uma catástrofe de dimensões mundiais. Como muitas pessoas, chorei muito ao saber. Tenho um filho de oito anos e sinto muito em não poder levá-lo lá”, disse Eduardo Saron, vice-presidente executivo da Fundação Bienal e diretor do Itaú Cultural, na abertura da 33ª edição para imprensa e convidados na terça (4).

“Precisamos de uma política de estado que oriente e cuide do nosso patrimônio cultural. É preciso entender que não há inovação sem conservação”, completou Saron. Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc no estado de São Paulo, que também participou da cerimônia, fez coro: “A catástrofe não é somente a morte do museu, ela se amplia quando pensarmos o desprestígio geral da cultura”.

Gabriel Pérez-Barreiro, curador da mostra, falou depois Miranda. Ele se solidarizou com a tragédia para depois chamar ao espaço os sete artistas-curadores que o ajudaram a construir a exposição. A equipe foi formada pelo uruguaio Alejandro Cesarco, o espanhol Antonio Ballester Moreno, a argentina Claudia Fuentes, a sueca Mamma Andersson, a americana Wura-Natasha Ogunji e os brasileiros Waltercio Caldas e Sofia Borges.

A 33ª edição da Bienal de Artes de São Paulo abre as portas na sexta (7), feriado do Dia da Independência. A mostra, orçada em 26 milhões, conta com aproximadamente 100 artistas e 600 obras.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.