Abertura da Bienal é marcada por repúdio ao incêndio do Museu Nacional

"O incêndio no Museu Nacional é uma catástrofe de dimensões mundiais", disse Eduardo Saron, vice-presidente executivo da Fundação Bienal

O incêndio no Museu Nacional é uma catástrofe de dimensões mundiais. Como muitas pessoas, chorei muito ao saber. Tenho um filho de oito anos e sinto muito em não poder levá-lo lá”, disse Eduardo Saron, vice-presidente executivo da Fundação Bienal e diretor do Itaú Cultural, na abertura da 33ª edição para imprensa e convidados na terça (4).

“Precisamos de uma política de estado que oriente e cuide do nosso patrimônio cultural. É preciso entender que não há inovação sem conservação”, completou Saron. Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc no estado de São Paulo, que também participou da cerimônia, fez coro: “A catástrofe não é somente a morte do museu, ela se amplia quando pensarmos o desprestígio geral da cultura”.

Gabriel Pérez-Barreiro, curador da mostra, falou depois Miranda. Ele se solidarizou com a tragédia para depois chamar ao espaço os sete artistas-curadores que o ajudaram a construir a exposição. A equipe foi formada pelo uruguaio Alejandro Cesarco, o espanhol Antonio Ballester Moreno, a argentina Claudia Fuentes, a sueca Mamma Andersson, a americana Wura-Natasha Ogunji e os brasileiros Waltercio Caldas e Sofia Borges.

A 33ª edição da Bienal de Artes de São Paulo abre as portas na sexta (7), feriado do Dia da Independência. A mostra, orçada em 26 milhões, conta com aproximadamente 100 artistas e 600 obras.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s