Continua após publicidade

A dor virou um chamado para a vida

Lívia Teixeira, criadora do projeto De Bem com a Fibro, fala sobre dar novos sentidos para sensações como a fadiga e a frustração

Por Helena Galante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 dez 2019, 15h53 - Publicado em 2 dez 2019, 00h10

“Tenho dor desde que me conheço por gente. Achava que todo mundo estava passando por aquilo e só eu não estava aguentando”, conta Lívia Teixeira, que recebeu o diagnóstico de fibromialgia como uma libertação e uma missão. “Por um lado, você se liberta, porque há uma explicação para tudo o que sente. Por outro, vem a sensação de não saber como lidar com um doença incurável. Mas eu encaro a fibromialgia como um chamado para vida”, afirma. Autora do perfil De Bem com a Fibro (@livia_debemcomafibro), Lívia é a convidada de Helena Galante para o episódio #25 do podcast Jornada da Calma.

Na conversa, Lívia compartilha como o otimismo e a escolha por um olhar positivo para o que acontece é fundamental para dar um novo sentido a sintomas como a fadiga e a dor, por exemplo. Ela fala ainda sobre a necessidade de auto-aceitação, o exercício de abandonar a comparação com outras pessoas e a importância de compartilhar com os outros a sua história. Explica, ainda, porque escolhe não usar a palavra “fibromiálgica” para se identificar: “É importante a questão do pertencimento. Mas quanto mais a gente reforça rótulos, mais ficamos presos a eles.”

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.