Beleza natural

Conheça os procedimentos estéticos que rejuvenescem sem tirar a naturalidade dos traços

As atrizes Bruna Lombardi, Maria Fernanda Cândido e Cláudia Raia têm algo em comum. Com belezas diferentes, as três mulheres provam que é possível disfarçar muito bem os sinais da idade sem perder a naturalidade das próprias feições. “Elas apostam em tratamentos estéticos capazes de oferecer resultados sutis e sem artificialidade”, afirma o dermatologista Jardis Volpe, forma – do pela USP e diretor médico da Clínica Volpe, que reúne mais de 50 tecnologias para a pele.

Expert em beleza natural, Volpe trata a pele das atrizes em sua clínica, localizada no bairro Jardins, em São Paulo, e garante que são inúmeras as opções para quem quer prevenir e tratar as linhas de expressão sem perder a leveza do rosto. O especialista tira algumas das principais dúvidas sobre tratamentos que rejuvenescem com naturalidade e explica que cuidados precisam ser tomados antes de escolher o melhor para cada tipo de pele.

O que é considerado um resultado natural quando falamos em tratamentos estéticos para rejuvenescer?

Um tratamento estético pode adicionar um elemento novo ao rosto, como lábios mais volumosos ou sobrancelhas mais arqueadas, mas isso deve ser minuciosamente pensado pelo médico para que não destoe do conjunto. Muitas vezes, esses novos elementos não combinam com aquele rosto. Para mim, um resultado natural é aquele que confere um ar mais descansado, aliviando expressões negativas, como tristeza, flacidez e braveza, da fisionomia. É como se a pessoa tivesse tirado férias, sem o aspecto de cansaço que o envelhecimento imprime em nossa expressão.

Que cuidados são necessários para que os tratamentos estéticos não tirem a naturalidade do rosto e das expressões?

Um estudo minucioso das proporções e simetrias de cada face deve ser feito antes de se propor um tratamento para rejuvenescer. Na clínica, usamos um software que fotografa cada rosto em 3D e em alta resolução. A partir daí, detectamos as alterações que o envelhecimento está causando — reabsorção óssea, perda de gordura, falta de colágeno, entre outras — e planejamos os melhores tratamentos para devolvermos uma expressão mais leve para a face. Outra filosofia do nosso trabalho é manter o rosto fino, sem bochechas volumosas ou lábios desproporcionais.

Quando se fala em tratamentos com resultados “artificiais”, o botox e o preenchimento estão sempre em pauta.  É possível recorrer a esses tratamentos e conseguir, ainda assim, um resultado natural?

Sim, é possível. O botox completa 25 anos de uso na estética neste ano e sua forma de aplicação mudou muito. Hoje, podemos fazer aplicações do produto na pele, sem paralisar o músculo ou a expressão, melhorando a aparência das rugas. Essa técnica é chamada de mesobotox. Assim, evitamos aquela expressão congelada. Os preenchedores também passaram por grandes mudanças ao longo dos anos. Na década passada, eram usados como volumizadores e passamos a ver muitos rostos inchados e desproporcionais. Hoje, o ácido hialurônico é usado como um sustentador facial, com microdoses aplicadas delicadamente em cada ponto da face com o intuito de promover um lifting e reduzir a flacidez. Não tratamos mais o problema, como o bigode chinês, mas sim a causa, agindo diretamente no local que precisa de reparos.

Para quem tem medo de mudar a expressão, qual sua recomendação em tratamentos injetáveis?

Uma dica é começar com aplicações de estimuladores de colágeno, que uma vez aplicados na pele, atuam formando colágeno novo. O colágeno é a proteína mais abundante da pele e confere firmeza a ela. A partir dos 40 anos, essa proteína começa a se perder, em um ritmo de 1% ao ano. Por isso, é importante começar os cuidados nessa fase. Existem três produtos ativadores de colágeno: o cálcio, o ácido polilático e a caprolactona. Todos eles duram entre 12 e 24 meses. Esse tipo de tratamento garante mais naturalidade e não volumiza o rosto.

Em termos de laser, quais são as opções mais indicadas para quem quer bons resultados sem agressividade?

Os lasers fracionados de CO2, apesar de muito utilizados, são agressivos e devem ser usados em peles mais claras e envelhecidas. Costumo usar mais os lasers não ablativos, que não danificam a superfície. Um dos meus prediletos é o ResurfX, que melhora rugas com pouco tempo de recuperação. Os lasers em picossegundos, como o Picosure, são excelentes porque clareiam as manchas e uniformizam o tom da pele sem gerar quase nenhum desconforto. São avanços que nos permitem tratar a pele sem que o cliente precise se afastar de suas atividades sociais e de trabalho.

Quais as novidades no tratamento da área dos olhos?

A região ao redor dos olhos é a que começa a envelhecer primeiro, por volta dos 30 anos, porque é a pele mais fina do corpo humano, mais desidratada e submetida a um grande estresse pelos movimentos constantes. Dois novos tratamentos melhoram a flacidez e as rugas dessa área. Um deles se chama Tixel e é um aparelho que emite calor diretamente no local, promovendo grande estímulo de colágeno e tratando a flacidez. Já a aplicação dos ativadores de ácido hialurônico, chamados de Skinboosters, aumentam a hidratação e a resistência mecânica da pele, corrigindo e prevenindo as rugas sem paralisar a expressão.

Que tratamentos podem ser feitos preventivamente no contorno do rosto e na papada para quem quer adiar uma plástica?

Existem vários tratamentos que podem ser usados, como o ácido hialurônico para sustentação facial e os estimuladores de colágeno. Destaco o uso do ultrassom microfocado Ultraformer, uma tecnologia não invasiva que atua tanto na musculatura superficial quanto na produção de colágeno. Uma sessão semestral já produz resultados consistentes. Para flacidez mais avançada, os fios de sustentação absorvíveis podem ser usados para reposicionar os tecidos flácidos. Isso ocorre por meio do efeito mecânico do fio e também por estímulo de colágeno, já que o material é feito a partir do ácido poliláctico. A duração média é de 12 a 24 meses. Para quem tem gordura na papada, a técnica chamada Coolmini resfria as células de gordura a -13 graus e provoca a morte das mesmas. Assim, o contorno fica mais mais fino e definido.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s