Continua após publicidade

No interior paulista, Vinícola Guaspari tem reconhecimento internacional

Vinhos produzidos em Espírito Santo do Pinhal são vendidos no varejo por 130 reais

Por Arnaldo Lorençato
Atualizado em 20 jan 2022, 09h20 - Publicado em 26 jun 2015, 18h07

Tudo se iniciou com antigas videiras que seriam usadas na jardinagem de duas centenárias fazendas de café, reunidas em uma única área de 800 hectares em Espírito Santo do Pinhal, no interior de São Paulo. Como se tratava de uvas viníferas, Marina Guaspari Gonçalves, uma das proprietárias das terras na área da Serra da Mantiqueira, vislumbrou um negócio único: produzir vinhos de alta gama num estado conhecido até então pela bebida intragável de garrafão. Começava oito anos atrás a Vinícola Guaspari, um dos mais ambiciosos projetos nacionais do gênero. 

+ Novidades imperdíveis da temporada

O reconhecimento do esforço veio primeiro do exterior, em 2013, quando o renomado crítico inglês Steven Spurrier (sim, aquele do famoso julgamento de Paris, no qual se compararam vinhos californianos e franceses) provou um dos tintos paulistas num dos mais seletos encontros de produtores realizados em Paris, o Ficofi. Logo depois, Spurrier apontou esse “surpreendente syrah brasileiro” em um artigo da revista Sommelier. O reconhecimento em solo nacional ocorreu no mesmo ano pelo colunista Jorge Lucki, do jornal Valor Econômico, que colocou o Guaspari Syrah Vista da Serra 2011 em seu ranking anual dos Melhores Vinhos do Novo Mundo 2013.

+ Confira as novidades da gastronomia no Blog do Lorençato

Continua após a publicidade

Vendidos no varejo por volta de 130 reais, os tintos da Guaspari são especiais devido aos cuidados com a produção. No cultivo, há a inversão do período da safra, realizada tradicionalmente no verão brasileiro. Em Pinhal, o processo ocorre em julho, quando não há chuvas — elas prejudicam a qualidade das uvas. Após a colheita, realizada de maneira manual nas primeiras horas da manhã, a bebida repousa em barris de carvalho francês para afinar num período determinado pelo enólogo americano Gustavo Gonzalez, que trabalhou no gigante americano Robert Mondavi e na italiana Tenuta dell’Ornellaia.

Onde encontrar: Empório Santa Maria. Avenida Cidade Jardim, 790, tel. 3706-5211.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.