Continua após publicidade

VEJA COMER & BEBER Campinas chegas às bancas neste sábado (20)

Guia relaciona 200 endereços gastronômicos de Campinas, incluindo os campeões em dezoito categorias

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 09h49 - Publicado em 23 Maio 2017, 12h18

É com muito orgulho que chegamos à 12ª edição deste especial dedicado ao melhor da gastronomia de Campinas. Nos próximos doze meses, o roteiro vai ajudar você, leitor, a responder com propriedade a essa pergunta, que sempre fazemos ou ouvimos às vésperas de um programa com a família, os amigos ou a dois. Publicado desde 2004, VEJA COMER & BEBER Campinas transformou-se no mais influente guia voltado ao tema na cidade, aguardado por leitores, pelo mercado publicitário e, claro, pelos donos de endereços gastronômicos. Desta vez, elencamos os 200 melhores estabelecimentos entre restaurantes, bares e endereços de comidinhas, que podem ser consultados também a qualquer hora em nosso site. A criteriosa seleção abraça desde os clássicos até as novidades que abriram as portas nos últimos meses, tornando o cenário gastronômico da cidade ainda mais apetitoso. Para chegar aos 200 lugares destacados, uma equipe trabalhou com afinco por dois meses, em uma jornada que incluiu visitas e muitas horas ao telefone para checar o cardápio, os preços e até detalhes como o horário de funcionamento. Paralelamente, como ocorreu nas edições anteriores, um respeitável time de personalidades, boas de copo e de garfo, nos ajudou a compor o ranking dos melhores estabelecimentos em dezoito categorias — do melhor café ao chef do ano, incluindo o prêmio de o melhor restaurante da cidade. Para conhecer o banquete de boas sugestões de Campinas, bem como dos distritos Barão Geraldo e Sousas, basta clicar aqui. Você é o nosso convidado de honra!

Como funcionou a votação?

Para chegar aos vencedores dos dezoito prêmios desta edição, VEJA COMER & BEBER Campinas recrutou 27 moradores com diferentes perfis profissionais. Eles foram distribuídos em três grupos — o primeiro votou na seção de Comidinhas; o segundo, na de Bares; e o terceiro, na de Restaurantes. Os jurados escolheram, em ordem decrescente, os três melhores em cada uma das categorias definidas pela redação. Entre elas, o melhor café, a melhor cozinha de bar, o melhor endereço para comer carnes e o chef do ano.

De posse de todos os rankings dos jurados nas respectivas categorias, a redação atribuiu pontos a cada posição (o primeiro colocado recebeu 5 pontos; o segundo, 2; e o terceiro, 1). A soma deles definiu os três primeiros lugares, todos identificados na revista. Para eliminar os empates, foram adotadas três soluções. O critério inicial foi o número de menções na tabela do júri: ficou à frente o nome lembrado por mais gente. Permanecendo a indefinição, levou-se em conta a posição na tabela — ou seja, o número de vezes em que o local ficou em primeiro, segundo ou terceiro lugar. Quando a questão continuou sem solução, a equipe de VEJA, apoiada em avaliações in loco, aplicou o voto de minerva.

Continua após a publicidade

Conheça o júri de VEJA COMER Campinas 2017/2018

Júris que elegeram os estabelecimentos campeões da cidade (Divulgação/Veja SP)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.