Reality show da Nespresso vai revelar um novo talento da cozinha

No ar no YouTube, o programa reúne profissionais que atuam ao lado de chefs renomados, como Rodrigo Oliveira, Salvatore Loi e Oscar Bosch

Nenhuma das estrelas da culinária faz sucesso e sobrevive sem a ajuda dos sous-chefs, como são chamados os seus principais auxiliares. Da compra à preparação dos ingredientes, da execução à apresentação de uma receita, tudo passa pelas mãos desses profissionais, em um trabalho que raramente aparece ao público. Quase todos os nomes renomados da cozinha, aliás, já ocuparam o cargo. Ou seja, é uma espécie de último estágio dos novos talentos antes de brilharem por conta própria nos restaurantes. A relação desses aprendizes com os mestres e o trabalho nos bastidores da cozinha compõem os ingredientes principais de uma nova websérie a ser veiculada no YouTube, produzida pela Nespresso, a marca de cafés da multinacional suíça Nestlé. Batizado de Nespresso Talentos da Gastronomia, o programa apresenta oito nomes que ocupam atualmente essa função, indicados por chefs renomados da cidade de São Paulo. No papel de conselheiros estão nomes como Rodrigo Oliveira, do Esquina Mocotó; Salvatore Loi, do Mondo; e Oscar Bosch, do Tanit, eleito o chef do ano na edição mais recente do especial COMER & BEBER de VEJA SÃO PAULO (confira no quadro ao lado o elenco completo).

No primeiro desafio, por exemplo, os cozinheiros devem elaborar um prato principal e uma sobremesa que harmonize com um dos cafés Nespresso da linha profissional, com a ajuda e a orientação de seus mentores. A escolha deve refletir um pouco da trajetória, do estilo e das inspirações dos participantes, que são avaliados não apenas pelo sabor, mas também pela criatividade, técnica, respeito aos ingredientes, liderança e organização durante o processo. Em outra tarefa, os aprendizes visitam a Fazenda Cachoeira da Grama, fundada no século XIX e localizada a 300 km de São Paulo, onde conhecem as etapas de produção do café e, depois, são convidados a preparar uma refeição para os funcionários que trabalham ali. “O objetivo do reality não é criar um clima de competição, mas sim de um laboratório criativo, com a reunião de grandes cozinheiros compartilhando conhecimentos e sabores. Queremos mostrar o universo e as relações que envolvem a gastronomia, valorizando principalmente quem conduz a cozinha no dia a dia”, explica Claudia Leite, gerente de Café e Sustentabilidade da Nespresso Brasil.

Sob o comando da apresentadora Adriana Alves, o elenco também conta com a participação de dois jurados especiais: o chef Laurent Suaudeau, da Escola da Arte Culinária Laurent Suaudeau e pioneiro da alta gastronomia no Brasil, e Priscila Sabará, nutricionista, curadora gastronômica e CEO da FoodPass. Juntos, eles avaliam o desempenho dos participantes em cada uma das provas, elegendo assim o nome revelação da culinária brasileira. Também contribuem nessa eleição Edson Leite, fundador do projeto Gastronomia Periférica, e Victor Gabira, sommelier de café. O vencedor do reality realizará um estágio em um restaurante europeu, estrelado pelo Guia Michelin e parceiro Nespresso, além de visitar a fábrica da marca, em Lausanne, na Suíça. O primeiro episódio foi ao ar no dia 9 de agosto. Serão oito capítulos, sempre às quintas-feiras – com exceção do segundo, que estreia no dia 13 – no canal da marca no YouTube.

As grandes apostas

Conheça os participantes do programa e seus respectivos mentores na galeria abaixo:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s