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Gastronomia paulistana em retomada

Resiliência, criatividade, adaptação e o apoio de instituições como o Santander foram essenciais para que os estabelecimentos seguissem em frente

Por Abril Branded Content Atualizado em 11 mar 2022, 18h43 - Publicado em 11 mar 2022, 18h08

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, os paulistanos começam, enfim, a circular com mais tranquilidade. Reviver os pequenos prazeres da vida, como almoçar com a família em um restaurante ou encontrar os amigos em um bar para um chope, ajuda a empurrar para o fundo da memória as imagens de estabelecimentos fechados, comuns durante boa parte da pandemia.

As restrições de horário e lotação impostas aos estabelecimentos desencadearam um período de muitas incertezas no mercado gastronômico. Com isso, os empresários e microempreendedores do ramo precisaram se adaptar para seguir em frente.

Apoiador do setor desde muito antes da pandemia, o Santander Brasil trabalhou firme para trazer mais segurança e oportunidades a todos que atuam na cadeia da gastronomia. E agora fomenta esse importante momento de retomada.

Uma das ações executadas pelo banco no ano passado foi o patrocínio da tradicional premiação VEJA SP Comer & Beber 2021. Por meio da categoria Destaque Empreendedor Santander, a instituição reconheceu a resiliência dos profissionais que fizeram de tudo para se adequar àquilo de que seus clientes precisavam.

“Ser reconhecido em um ano tão particular como esse [2021] é uma compensação difícil de descrever”, disse Sebastião Wilmar, chefe do restaurante-adega Altruísta Osteria e Enoteca, ao receber o prêmio durante o evento.

O estabelecimento, que foi inaugurado em julho de 2021 – logo após um dos momentos mais duros da pandemia, precisou se adaptar à nova realidade para garantir sua longevidade no mercado.

De acordo com Glaucia Volterani, diretora comercial do restaurante, um dos caminhos foi apostar na venda de vinhos, que aumentou consideravelmente durante o período de confinamento, e variar os canais de venda, afirmando a força dos marketplaces.

Adaptação e criatividade

De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), cerca de 50 000 estabelecimentos fecharam suas portas no estado de São Paulo desde março de 2020. Na capital paulista, foram 12 000.

Assim como fizeram os vencedores da categoria Destaque Empreendedor Santander, a adoção de resiliência e criatividade como palavras de ordem do setor gastronômico foi fundamental nos últimos dois anos.

Responsável por garantir a manutenção de boa parte dos estabelecimentos, o delivery foi uma das principais saídas adotadas. Hoje, esse canal já representa 39% do total de faturamento, segundo pesquisa da Associação Nacional de Restaurantes (ANR).

Além da presença nos aplicativos e, em alguns casos, do investimento em uma frota própria de delivery, encontrar novas soluções de embalagem e acondicionamento foi necessário para garantir uma boa experiência de consumo em casa. Adaptações no menu também foram fundamentais em muitos casos.

Com o movimento de retomada, o espaço do salão precisou ser revisto para atender às regras de distanciamento. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), em parceria com a QualiBest, apontou que 82% dos consumidores preferem ir, atualmente, a lugares abertos ou com salões mais arejados.

Já as medidas de higiene tiveram de ser cuidadosamente reforçadas. Em muitos locais, o uso de cardápios, saleiros e outros objetos foi eliminado e abriu-se espaço para o imprescindível álcool em gel.

Reconhecimento internacional

No ano de 2020, o faturamento do setor gastronômico paulistano sofreu um forte impacto, apresentando uma recuperação, ainda que parcial, em 2021.

Mesmo diante de tantos desafios, São Paulo foi eleita o sétimo melhor destino gastronômico do mundo, de acordo com o ranking Traveller’s Choice, do TripAdvisor. Reunindo diversos elogios, a capital ficou à frente de outros destinos famosos por sua gastronomia, como Nova York, Florença e Portugal.

Cooperação inabalável

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Durante a pandemia, o Santander Brasil deu continuidade a diversas ações para apoiar toda a cadeia relacionada ao setor gastronômico – do produtor rural aos bares e restaurantes. Agora, o banco também ajuda a fomentar esse importante momento de retomada.

Saiba, a seguir, o que a instituição tem feito pela gastronomia.

Esfera

O programa de pontos para quem possui um cartão de crédito Santander oferece descontos em diversos parceiros, além de opções para acumular e trocar seus pontos.

Santander Duo

Une a conta pessoa física e pessoa jurídica com um só gerente e uma só tarifa. Perfeito para quem é sua própria empresa, como feirantes, caminhoneiros e donos de restaurante.

Conta PJ

Para empresas de todos os tamanhos. Oferece gerentes especializados de acordo com o ramo do negócio e até loja virtual para vender pela internet.

SuperGet

Máquina de cartão com taxa de 2% no débito e no crédito à vista, para restaurantes, cafés e lanchonetes receberem com facilidade. Conta com um aplicativo exclusivo para o controle das finanças. Dependendo do faturamento, oferece 100% de redução na mensalidade do aluguel.

Crédito

Soluções para todo mundo que empreende na gastronomia – para quem cultiva os ingredientes ampliar a produção ou para o restaurante reformar o salão.

Seguros

A segurança de que todo negócio precisa: para bares, lanchonetes, restaurantes e cafés, com cobertura de mercadorias em ambientes frigoríficos, e para caminhões que transportam os ingredientes.

Ben

O cartão de vale-refeição com taxas atrativas, proximidade no dia a dia para ajudar os restaurantes a atrair mais clientes e transparência no acesso a cadastros, relatórios e fluxos de caixa.

CoPiloto Santander

Ferramenta que ajuda a controlar estoque, registrar pagamentos, acessar o fluxo de caixa, emitir notas e até ter sua própria loja virtual. Com ele, donos de restaurantes e outros empreendimentos gastronômicos podem controlar cada etapa da gestão do negócio.

 

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