Imagem Blog

Vida Boa Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Bárbara Öberg
A repórter Bárbara Öberg fala sobre bem estar, exercícios, saúde e novidades para melhorar a rotina.
Continua após publicidade

Nutrólogo enxuga 30 quilos e alerta sobre os perigos das dietas milagrosas

Em 2008, o médico Sandro Ferraz estava concluindo a faculdade. Conquistou o diploma, mas estava insatisfeito e, digamos, pesado: 120 quilos distribuídos por 1,83 metro. Não era, visualmente, um desastre, mas a conta da saúde estava cobrando um preço alto. Tinha apneia durante o sono (ou seja, dormia mal pacas), fadiga e desânimo. Como todo […]

Por Rosana Zakabi Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 fev 2017, 21h07 - Publicado em 24 nov 2016, 16h19
Ferraz antes da dieta: 120 quilos (Foto: Arquivo pessoal)

Ferraz antes da dieta: 120 quilos (Foto: Arquivo pessoal)

Em 2008, o médico Sandro Ferraz estava concluindo a faculdade. Conquistou o diploma, mas estava insatisfeito e, digamos, pesado: 120 quilos distribuídos por 1,83 metro. Não era, visualmente, um desastre, mas a conta da saúde estava cobrando um preço alto. Tinha apneia durante o sono (ou seja, dormia mal pacas), fadiga e desânimo.

Como todo e qualquer mortal, a briga contra os ponteiros da balança virou aquele martírio. É dureza emagrecer, sabemos.

Então, decidiu chacoalhar a vida, a saúde e a carreira. Passou a estudar nutrologia. Queria entender dos alimentos, da saúde do corpo e por aí vai.

Continua após a publicidade

Entrou em processos de perda de peso e mudança de hábito que lhe deram um corpo 30 quilos mais magro e indiscutivelmente mais saudável. O percentual de gordura corporal está em incríveis 11%. Veja, um atleta de ponta, como o recordista Usain Bolt (o homem mais rápido do mundo), tem 7%.

Quando lhe perguntei qual foi o milagre, a resposta veio com aquilo que a gente já sabe: reeducação alimentar e atividade física regular. O médico jogou pra baixo os carboidratos e focou em uma dieta balanceada, rica em proteínas e nutrientes.

Fez musculação e, sim, se dedicou.

Continua após a publicidade

Depois de um ano, limou 30 quilos e há três anos mantém o manequim.

O médico após perder 30 quilos (Foto: Arquivo pessoal)

O médico após perder 30 quilos (Foto: Arquivo pessoal)

Como lida com saúde e processos de emagrecimento no dia a dia profissional, o médico alertou para o perigo das dietas milagrosas que prometem perda rápida de peso. Em especial, se forem feitas sem acompanhamento de um profissional. 

Continua após a publicidade

Segundo ele, esses regimes radicais podem dar um alívio imediato, mas depois provocar o famoso efeito sanfona: emagrece-engorda. 

“Dietas de baixas calorias e não supervisionadas podem deixar de suprir o organismo com importantes nutrientes e são potencialmente perigosas, podendo levar a doenças sérias”, ressalta.

Segundo ele, isso ocorre porque quanto mais rígida a dieta, mais o organismo procura ganhar reservas de gordura para consumir em períodos de carência de nutrientes, fazendo com que a dieta tenha o efeito reverso e a pessoa adquira mais peso posteriormente. 

Continua após a publicidade

Assim como se repete a cada ano, perto do verão começam a surgir toda a sorte de dietas da moda. No momento, estão em alta a  “low carb”, que prioriza um baixo consumo de carboidratos, e a cetogênica, baseada na ingestão de altos níveis de gorduras. 

Ele diz que, embora tenham resultado positivo na maioria dos casos, essas dietas não fogem à regra e precisam de acompanhamento profissional, já que não funcionam do mesmo modo para todos. “Antes de ser proposta uma dieta ao paciente, precisa ser levado em conta alguns parâmetros como: ritmo de vida, atividade física e intensidade e horários”, conclui.

Ferraz na academia: corpo esbelto mantido há três anos

Ferraz na academia: corpo esbelto mantido há três anos

Continua após a publicidade

Em tempo: se você quiser me enviar uma sugestão, escreva pra mim: chrismartinez@butiquedeletras.com.br 

Pra me seguir: @blogvidaboa_

Um beijo, até mais!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.