Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Em Blu-ray, o quarentão Golpe de Mestre impressiona pela jovialidade

Não tinha idade suficiente para ver Golpe de Mestre quando foi lançado nos cinemas brasileiros, em 1974. Já naquela época, ainda adolescente, curtia acompanhar a cerimônia do Oscar – e o longa-metragem estrelado por Robert Redford e Paul Newman havia conquistado sete prêmios, incluindo melhor filme, direção (George Roy Hill) e roteiro adaptado. Para ter […]

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 27 fev 2017, 11h52 - Publicado em 13 nov 2012, 17h42

Não tinha idade suficiente para ver Golpe de Mestre quando foi lançado nos cinemas brasileiros, em 1974. Já naquela época, ainda adolescente, curtia acompanhar a cerimônia do Oscar – e o longa-metragem estrelado por Robert Redford e Paul Newman havia conquistado sete prêmios, incluindo melhor filme, direção (George Roy Hill) e roteiro adaptado. Para ter uma ideia, dois de seus concorrentes à estatueta principal tornaram-se clássicos eternos: Gritos e Sussurros, de Ingmar Bergman, e o terror O Exorcista. Não consegui ver Golpe de Mestre no cinema, alguns anos depois passou na TV, saiu em vídeo e DVD. Sempre passei batido por ele. Só fui assistir agora numa versão restaurada em Blu-ray. Surpresa! O filme atravessou quatro décadas intacto.

A história é ambientada na Chicago dos anos 30 e foca num golpe que os personagens de Redford e Newman querem dar num mafioso sem escrúpulos, que matou um amigo deles. Newman é veterano do “ramo”, Redford faz o aprendiz dele e, juntos, montam uma falsa casa de apostas em cavalos para que o vilão caia numa cilada e deixe lá seu meio milhão de dólares.

O filme não envelheceu porque sua recriação de época é, até hoje, extraordinária. As roupas, por exemplo, levam a assinatura da premiadíssima figurinista Edith Head (1897-1981), que foi 35 vezes indicada ao Oscar – sete delas saiu premiada (inclusive por Golpe de Mestre). Olhe abaixo que luxo são os ternos dos protagonistas! Outra qualidade está na acadêmica direção de George Roy Hill (1921-2002), que, longe dos maneirismos técnicos da época (como as tomadas com zoom), conseguiu um resultado sem a cara das típicas fitas dos anos 70.

Continua após a publicidade

Assim como Tubarão, já comentado aqui, o Blu-ray foi lançado em cópia restaurada pela Universal. Ou seja: você vai ver Golpe de Mestre com imagens nítidas e som de primeira linha, como se o longa-metragem tivesse sido rodado…. ontem (!). Este projeto de restauração inclui cerca de 1.200 títulos. Vem muita coisa boa por aí: Crepúsculo dos Deuses, um dos filmes da minha vida, Barbarella, com Jane Fonda, Love Story e Aeroporto. Prepare seu bolso!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.