Imagem Blog

Terraço Paulistano

Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

Sampa Sky dobra de tamanho com quatro mirantes no Centro

Em prédio próximo ao Vale do Anhangabaú, deques retráteis de vidro têm vista para vários pontos da cidade

Por Humberto Abdo
24 nov 2023, 06h00

No 42º andar do Edifício Mirante do Vale, o parque de mirantes Sampa Sky vai dobrar de tamanho a partir de 5 de dezembro. Com estruturas retráteis de vidro que dão a sensação de “flutuar” sobre a cidade, a atração inspirada no Skydeck, de Chicago, inaugura dois novos deques voltados para as zonas Oeste e Norte da cidade.

Agora com 1 400 metros quadrados, o local também ganhou um corredor com detalhes sobre a história da capital paulista e uma guitarra modelo Gibson Explorer assinada pelos integrantes da banda Titãs.

“Em 2024, queremos receber cada vez mais grupos escolares”, diz Alessandro Martinelli, que comanda o espaço com o empresário Antônio Caldeira. O conteúdo desenvolvido em parceria com o Museu da Imigração e o Instituto Moreira Salles traduz a vontade dos sócios em tornar o empreendimento um destino turístico de São Paulo.

Corredor com paredes pretas e vermelhas.
Novo corredor cultural do Sampa Sky. (Fernando Cardamone/Felipe Araújo Barboza/Divulgação)

“No último ano, fizemos uma pesquisa e descobrimos que 80% do nosso público vem de fora da cidade”, explica. Depois de receber 300 000 visitantes e realizar quase 100 eventos corporativos, os novos cubos envidraçados eram o passo seguinte nos planos da dupla.

Continua após a publicidade

Enquanto investiam na ampliação, que levou mais de um ano, uma falha técnica chegou a manter o endereço fechado por dois dias no ano passado. Em um dia comum de visitação, uma das placas de vidro chegou a trincar e gerou preocupação entre os clientes, que compartilharam vídeos da cena. “A primeira coisa que fiz foi furar o vidro inteiro para atravessar (a primeira camada). Depois, eu mesmo pulei para mostrar que ainda era seguro”, garante Alessandro.

Em seguida, foi instalado um novo vidro. Os deques são compostos de quatro camadas de vidro de 10 milímetros e três camadas intermediárias de uma película chamada polivinil butiral estrutural, responsáveis pela segurança. Com o incidente, os proprietários investiram em placas remanescentes caso precisem substituir uma camada danificada — e todos os deques, segundo os fabricantes, têm resistência superior a 50 toneladas.

Após a abertura, a nova área proporciona uma visão em 360º da cidade com vista para a região do Pico do Jaraguá e da Serra da Cantareira, integrando a paisagem oposta que exibe a Avenida Paulista e o Vale do Anhangabaú. “O melhor de tudo agora é o pôr do sol.”

Guitarra vermelha e branca com assinaturas exibida na parede.
Guitarra assinada pelos Titãs. (Fernando Cardamone/Felipe Araújo Barboza/Divulgação)

Publicado em VEJA São Paulo de 24 de novembro de 2023, edição nº 2869

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.