Psiquiatra cria técnicas para prevenir transtornos mentais nas escolas
A partir de pesquisas e palestras, Rodrigo Bressan busca combater os sintomas de ansiedade e depressão antes dos primeiros sintomas e episódios
Psiquiatra do Instituto Ame Sua Mente, Rodrigo Bressan, 52, sonha em prevenir transtornos mentais no Brasil — em vez de apenas tratá-los. “Esse é um paradigma na psiquiatria porque o tratamento começa após o primeiro episódio, mas isso é como se um cardiologista tratasse seu paciente só após o primeiro infarto”, compara.
Para dar início ao projeto, Bressan voltou sua atenção para as escolas, onde os impactos de doenças como depressão e ansiedade atrapalham o desempenho dos jovens. “Sem contar que os professores sofrem esmagados por pressões de todos os lados.”
Com o programa escolar do instituto, ele ensina conceitos de saúde mental aos docentes para ajudá-los a lidar melhor com casos em sala de aula e corrigir estereótipos. “Uma das concepções mais comuns é que o ideal na vida é não sentir nenhum stress, mas é com ele que você consegue crescer”, observa. “Todos têm de lidar com suas emoções e pelo menos um quinto da população vai ter esses problemas. É um número enorme e não dá mais para ter preconceito.”
+Assine a Vejinha a partir de 8,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 09 de junho de 2021, edição nº 2741